O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth

Autores

Palavras-chave:

democracia, teoria do reconhecimento, Honneth, Dewey, teoria crítica

Resumo

O artigo pretende discutir a articulação entre dois elementos singulares da teoria social de Axel Honneth, que apesar de já muito discutidos em separado, parecem poder em conjunto apresentar uma particular compreensão para algumas questões que permeiam seus escritos da década de 1990. Trata-se da relação entre o problema do “déficit sociológico” e seu esboço para um modelo alternativo de democracia a partir dos escritos políticos de John Dewey. Nesse sentido, o trabalho acompanha as críticas que o autor delineia, sobretudo em relação ao pensamento de Habermas, em dois períodos distintos (em Crítica do poder, de 1985, e no escrito sobre o modelo de democracia como cooperação reflexiva a partir de Dewey, de 1998), no objetivo de compreender como as considerações feitas ao autor da teoria da ação comunicativa pretendem seguir o mesmo raciocínio de consideração do “social”, mas se fundamenta em bases distintas, ora no argumento de uma luta por reconhecimento, ora na compreensão de contextos pré-políticos de formação da vontade pública democrática. Os resultados dessa discussão parecem levar à compreensão de que uma teoria alternativa de democracia, da forma como Honneth a formula a partir de Dewey, só poderia encontrar respaldo em uma teoria social que mantivesse as preocupações que o próprio Honneth teria ao formular o problema do “déficit sociológico”.

Biografia do Autor

Matheus Garcia de Moura, Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Araraquara

Mestre e Doutorando pelo Programa de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Araraquara.

Josilene Schimiti, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

DEWEY, John. Em busca da grande comunidade. In: FRANCO, A.; POGREBINSCHI, T. (ed.). Democracia cooperativa: escritos políticos de John Dewey. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 17-77.

_______. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Nacional, 1959.

DE CAUX, Luiz Philipe. A imanência da crítica. Os sentidos da crítica na tradição frankfurtiana e pós-frankfurtiana. São Paulo: Edições Loyola, 2021.

FELDHAUS, Charles; SCHIMITI, Josilene. A importância da esfera familiar na eticidade democrática na concepção teórica de Axel Honneth. Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 2018, p. 162-189. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/27196. Acesso em: 04 ago. 2021.

FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? London; New York: Verso, 2003.

HONNETH, Axel. A dinâmica social do desrespeito: para a situação de uma teoria crítica da sociedade. Política & Sociedade, v. 17, n. 40, Set./Dez. 2018a, p. 21-42. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2018v17n40p21. Acesso em: 23 out. 2021.

_________. Democracy as Reflexive Cooperation: John Dewey and the Theory of Democracy Today. Political Theory, v. 26, n. 6, Dez. 1998, p. 763-783. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0090591798026006001. Acesso em: 27/10/2021

_________. Honneth esquadrinha “déficit sociológico”. Folha de São Paulo, 11 de outubro de 2003a. Entrevista concedida a Marcos Nobre e Luiz Repa. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1110200318.htm. Acesso em: 04 ago. 2021.

_________. Luta por reconhecimento: a gramática dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003b.

_________. O direito da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

_________. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. São Paulo: Editora Unesp, 2018b.

_________. The critique of power. Reflective stages in a critical social theory. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1991.

_________. Unsichbarkeit. Über die moralische Epistemologie von “Anerkennung”. In: HONNETH, A. Unsichtbarkeit. Stationen einer Theorie der Intersubjektivität. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2003c, p. 10-27.

MELO, Rúrion. Da teoria à práxis? Axel Honneth e as lutas por reconhecimento na teoria política contemporânea. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 15. Brasília, Set./Dez., 2014, p. 17-36. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220141502. Acesso em: 23 out 2021.

_________. Democracia como forma de vida: Cultura política e eticidade democrática em Axel Honneth. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 25, n. 3, 2020, p. 75-94. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/171468. Acesso em: 2 nov. 2021.

_________. Repensando o déficit sociológico da teoria crítica: de Honneth a Horkheimer. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 2, 2017, p. 63-76. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/138456. Acesso em: 2 nov. 2021.

NOBRE, Marcos. Como nasce o novo: experiência e diagnóstico de tempo na Fenomenologia do espírito de Hegel. São Paulo: Todavia, 2018.

PETRY, Franciele. Socialismo, liberalismo e educação para a democracia: Honneth e Dewey em discussão. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 18, n. 3, Dez. 2018, p. 611-629. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.3.30023. Acesso em: 23 out. 2021.

REPA, Luiz. Reconstrução e emancipação. Método e política em Jürgen Habermas. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

SÄRKELÄ, Arvi; ZAMORA, Justo Serrano. John Dewey and social criticism: an introduction. The Journal of Speculative Philosophy, v. 31, n. 2, 2017, p. 213-217. Disponível em: https://doi.org/10.5325/jspecphil.31.2.0213. Acesso em: 31 out. 2021.

SEGATTO, Antonio Ianni; MOURA, Matheus Garcia de. Honneth e o debate entre liberais e comunitaristas: Considerações sobre a origem da teoria do reconhecimento. Veritas, Porto Alegre, v. 66, n. 1, p. e39807, 27 ago. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/39807. Acesso em: 2 nov. 2021.

SOUZA, Luiz Gustavo da Cunha de. O quê há de especificamente sociológico na teoria do reconhecimento de Axel Honneth? Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 4, Rio de Janeiro, Oct./Dec. 2012, p. 61-79. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2238-38752012v244. Acesso em: 04 ago. 2021.

STRYDOM, Piet. The sociological deficit of contemporary critical theory – Axel Honneth’s theory of recognition, part 2. The New Polis, Oct. 2019. Disponível em: https://thenewpolis.com/2019/10/22/the-sociological-deficit-of-contemporary-critical-theory-axel-honneths-theory-of-recognition-part-2-piet-strydom. Acesso em: 24 out. 2021.

TEIXEIRA, Mariana. The sociological roots and deficits of Axel Honneth’s theory of recognition. In: THOMPSON, M. (ed.). The palgrave handbook of critical theory. Political philosophy and public purpose. New York: Palgrave Macmillan, 2017, p. 587-609. Disponível em: https://doi.org/10.1057/978-1-137-55801-5_27. Acesso em: 2 nov. 2021.

WERLE, Denílson; MELO, Rúrion. Um déficit político do liberalismo hegeliano? Autonomia e reconhecimento em Honneth. In: MELO, R. (org.). A teoria crítica de Axel Honneth: reconhecimento, liberdade e justiça. São Paulo: Saraiva. 2013, p. 317-335.

Downloads

Publicado

2021-12-16