Do conceito de propriedade no Segundo tratado sobre o governo de John Locke
Mots-clés :
Locke, propriedade, igualdade, dinheiro, trabalho.Résumé
Resumo
Embora o Segundo tratado sobre o governo não tenha por intuito fundamentar o conceito de propriedade, mas sim o de mostrar o que torna um governo legítimo e em que circunstâncias o recurso à resistência não pode ser considerado ilegal, a teoria da propriedade como algo que se adquire mediante o trabalho, contida nesta obra, foi a concepção predominante acerca da propriedade ao longo da época moderna. O presente artigo busca expor os argumentos contidos nesta teoria, tanto contextualizando-os dentro da argumentação geral da obra quanto mostrando no que diferem das fundamentações da propriedade precedentes.
Palavras-chave
John Locke; propriedade; igualdade; dinheiro; trabalho.
Abstract
Although the Second Treatise of Government doesn’t aim founding the concept of property, but to show what makes legitimate a government and in which circumstances the appeal to resistance can’t be regarded as illegal, the theory about property as something acquired through work, present in this treatise, was the predominant conception about property in the modern era. This paper seeks to expose the main argumentation of this theory, as contextualizing them in the general argumentation of this treatise as showing in what them be distinguished of the precedent groundwork of property.
Keywords
John Locke; property; equality; money; work.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).