Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia

Authors

Keywords:

Aristóteles, Ética Nicomaqueia, eudaimonia

Abstract

Durante boa parte do século XX houve uma discussão sobre a eudaimonia na Ética Nicomaqueia que tinha como objetivo tentar estabelecer se Aristóteles estaria sustentando que a eudaimonia é um fim inclusivo - um fim composto por diversos fins - ou um fim dominante - um único fim que tem prioridade sobre os demais fins. Procuro mostrar que as dificuldades que originam essa discussão estão ligadas a uma leitura da EN que supõe que suas lições seriam direcionadas para vidas individuais. No entanto, se considerarmos que a EN é uma obra política e que suas lições são voltadas para aqueles que irão legislar e governar a cidade, nossa compreensão a respeito das teses sobre a eudaimonia deve ser diferente. O político deve saber em que consiste a melhor vida para um ser humano na medida em que organizará a cidade para que os cidadãos tenham oportunidade de alcançá-la. Assim, quando Aristóteles trata dos modos de vida (bioi) principalmente em EN X.7-8, ele não está combinando ou excluindo bens dentro dessas vidas, mas apenas caracterizando-as com o propósito de instruir aqueles que irão tomar as decisões na cidade. Esse modo de ler a EN e de compreender o papel da investigação sobre a eudaimonia nesta obra não deixa espaço para as dificuldades que originaram a discussão inclusivo-dominante mencionada acima.

Author Biography

Mariano Bay de Araújo, UFRGS

Mestre (2016) e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

References

a) edições das obras de Aristóteles:

BYWATER, I. Aristotelis Ethica Nicomachea. Oxford: Clarendon Press, 1894.

ROSS, W. D. Aristotelis Metaphysics. 2 v. Oxford: Clarendon Press, 1924.

______. Aristotelis Politica. Oxford: Clarendon Press, 1957.

b) traduções das obras de Aristóteles:

TREDENNICK, H. Metaphysics. London: Harvard University Press, 1933.

ROSS, W. D. Nicomachean Etics. Oxford: Oxford University Press, 2009.

CRISP, R. Nicomachean Etics. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

JOWETT, B. Politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

c) comentários:

ACKRILL, J. Sobre a eudaimonia em Aristóteles. In: ZINGANO, M. Sobre a Ética Nicomaquéia de Aristóteles: textos selecionados. São Paulo: Odysseus, 2010. p. 403-125.

CHARLES, D. Aristotle on well-being and intellectual contemplation. Aristotelian Society Supplementary Volume, n 73 (1), 1999, p. 205–223

COOPER, J. M. Reason and human good in Aristotle. Indianapolis: Hackett, 1986.

______. Contemplation and happiness: a reconsideration. In: ______. Reason and emotion: essays on ancient moral psycology and ethical teory. Princeton: Princeton University Press, 1999. p. 212-236.

DAHL, N. O. Contemplation and eudaimonia in Nicomachean Ethics. In: MILLER, J. Aristotle's Nicomachean Ethics: a critical guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 66-91.

FREDE, D. The political character of Aristotle's ethics. In: DESLAURIERS, M. DESTRÉE, P. The Cambridge companion to Aristotle's Politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, p. 14-37.

HARDIE, W. F. R. O bem final na ética de Aristóteles. In: ZINGANO, M. Sobre a Ética Nicomaquéia de Aristóteles: textos selecionados. São Paulo: Odysseus, 2010. p. 42-64.

HEINAMAN, R. Eudaimonia and self-sufficiency in the Nicomachean Ethics. Phronesis, n. 33, 1988, p. 31-53.

KEYT, D. Intelectualism in Aristotle. In: IRWIN, T. Classical philosophy: collected papers, v. 5 Aristotle's ethics. Oxford: Garland, 1995, p 168-188.

______. The meaning of bios in in Aristotle's Ethics and Politics. In: DESTRÉE, P., ZINGANO, M. Theoria: Studies on the Status and Meaning of Contemplation in Aristotle's Ethics. Leuven: Peeters, 2014, p. 51-59.

KRAUT, R. Aristotle on the human good. Princeton: Princeton University Press, 1989.

LENNOX, J. G. Bios and explanatory unity in Aristotle's biology. In: CHARLES, D. Definition in greek philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 329-335.

LONG, A. A., Aristotle on eudaimonia, nous, and divinity. In: MILLER, J. Aristotle's Nicomachean Ethics: a critical guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 92-113.

ROCHE, T. D. Ergon and eudaimonia in NE I: reconsidering the intellectualist interpretation. Journal of the History of Philosophy, n. 26 (2), 1988, p. 175-194.

SCHOFIELD, M. A ética política de Aristóteles. In: KRAUT, R. Aristóteles: a Ética a Nicômaco. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 281-296.

SPINELLI, P. T. Conhecer, legislar e educar: a filosofia das coisas humanas na Ética Nicomaqueia de Aristóteles. Tese (doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Porto Alegre, BR-RS, 2010.

Published

2022-09-24