A Experiência hermenêutica da arte em Gadamer

Autores

  • Clara Machado Pontes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Hermenêutica, obra de arte, jogo, interpretação.

Resumo

Resumo:

Este artigo procura seguir a experiência da arte como proposta pela hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, em seu livro Verdade e Método, mas também em textos posteriores como A atualidade do belo e Arte e imitação destacando os conceitos de jogo, apresentação e mimesis. Também pretende discutir a relação entre arte, mundo e linguagem. O conceito de jogo da arte servirá como um guia para pensar tanto a unidade da obra de arte quanto a sua multiplicidade de interpretações, bem como a tarefa que se exige do intérprete de uma obra de arte. Além de investigar o modo como Gadamer aplica o conceito de jogo para as diversas formas de arte, sejam elas de natureza linguística ou não, modernas ou do passado, utilizando também os conceitos de imagem e leitura.

Palavras-chave: Hermenêutica, obra de arte; jogo; interpretação.

Abstract:

This article seeks to follow the experience of art as proposed by Hans-Georg Gadamer's philosophical hermeneutics, in his book Truth and Method, but also in later works as The relevance of the beautiful and Art and imitation, by highlighting the concepts of play, presentation and mimesis. It also pretends to discuss the relation between art, world and language. The play of art will serve as a guide to think both the unity of the artwork and its multiplicity of interpretations, as well as the task that it is required of the artwork's interpreter. In addition, investigate how Gadamer applies the concept of play to the various forms of art, whether linguistic or not, modern or past, by also using the concepts of im age and reading.

Keywords: Hermeneutics; artwork; play; interpretation.


Biografia do Autor

Clara Machado Pontes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Filosofia - UFSC

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Publicado

2014-04-03