Fenomenologia e educação: uma crítica à redução da pedagogia à metodologia
Schlagworte:
Palavras chaves, fenomenologia, objetivismo, educação, pedagogia, metodologia.Abstract
A separação entre consciência e realidade ocorrida a partir de Descarte com o racionalismo e suas conseqüências, atinge todas as ciências. A realidade passa a ser representação. O mundo se torna virtualidade. A educação sofre influência do objetivismo e, a pedagogia, como ciência da educação, é reduzida à metodologia. A pedagogia, em certo sentido, fragmentou-se. Sua preocupação não mais se volta para o ideal do dever-ser que é colocado pela educação, mas passa a se preocupar com formas, técnicas e metodologias. A preocupação da pedagogia com o conhecimento passa a não ser mais de meio, mas de finalidade. A fenomenologia surge também com a preocupação de superar a antinomia entre sujeito e objeto decorrente do idealismo e do racionalismo. O objetivo desse texto é mostrar a partir do texto de Edmund Husserl, a Crise da Humanidade Européia, que o objetivismo incrustado nas ciências humanas atingiu a educação e, conseqüentemente, a pedagogia como ciência desta reduzindo a pedagogia à metodologia, bem como à biopsicopedagogização da mesma. Usa-se a metodologia expositiva, baseada em pesquisa bibliográfica e sistematização da prática.Downloads
Veröffentlicht
2010-10-13
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).