Corpo e Política: Diálogos possíveis entre Butler e Segato

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Biopolítica, Feminismo, Violência.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender se seria a violência de gênero tema central ao refletirmos os múltiplos processos da realidade latino-americana, para tanto esquadrinha as críticas e alinhamentos presentes em variadas obras de Judith Butler e Rita Segato, refletindo as diferentes construções teóricas por elas estruturadas. Por meio de revisão bibliográfica se propõe a análise e contraposição do pensamento feminista queer de Judith Butler e da teoria feminista decolonial de Rita Laura Segato, sendo que a conclusão não pretende compreender a totalidade do pensamento das autoras, tão pouco abarcar todas as teorias que abordam a temática mas sim refletir possíveis paralelos teóricos, entre obras de autoras feministas que dialogam e criticam Foucault, possibilitando destacar a centralidade da categoria gênero ao se compreender a latino-américa.  

Biografia do Autor

Stephany Dayana Pereira Mencato, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda junto ao Programa de Ciência Política da UFMG; Mestre em Integração Contemporânea da América-Latina pela UNILA. 

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução, Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

________, Judith. Vida precária. contemporânea n. 1, p. 13-33, jan.-jun. 2011

________, Judith. Inversões sexuais. In: PASSOS, Izabel C. F. Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

________, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? trad. Sérgio T. de N. Lamarão e Arnaldo M. da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

________, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Trad. Fernanda Siqueira Miguens; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

SEGATO, Rita L. Las estructuras elementales de la violencia: contrato y status en la etiología de la violencia. Conferencia leida el 30 de junio de 2003 en la abertura del Curso de Verano sobre Violencia de Género dirigido por el Magistrado Baltasar Garzón de al Audiencia Nacional de España en la sede de Lorenzo del Escorial de la Universidad Complutense de Madrid. Série antropologia: Brasília, 2003.

________, Rita L. Antropologia e direitos humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos direitos universais. Mana vol.12 n.1 Rio de Janeiro Apr. 2006

________, Rita L. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial. Epistemologias feministas: ao encontro da crítica radical revues.org: e-cadernos ces [online] 18|2012.

________, Rita L. La escritura en el cuerpo de las mujeres asesinadas en Ciudad Juárez. 1a ed. Buenos Aires: Tinta Limón, 2013.

________, Rita L. Las nuevas formas de la guerra y el cuerpo de las mujeres. Puebla: Pez en el árbol, 2014.

________, Rita L. La guerra contra las mujeres. Madrid: Traficantes de Sueños, 2016.

________, Rita L. Contra-pedagogías de la crueldad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.

TOLEDO, Cézar de A. A. de; GONZAGA, Maria T. C. G. (org.). Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de Ciências Humanas. prefácio Peter Johann Mainka ; apresentação Mário Luiz Neves de Azevedo. -- Maringá : Eduem, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos - Temático