Os pressupostos democráticos e antiliberais do feminismo socialista de Carole Pateman

Autor/innen

  • Susana de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Schlagworte:

contrato sexual, esfera privada, esfera pública, contrato original, liberalismo, democracia

Abstract

O presente texto almeja apresentar ao leitor alguns dos principais temas da filosofia política de Carole Pateman. Sua crítica ao liberalismo contratualista permeia sua obra principal, The Sexual Contract. Defende que é impossível reivindicar o fim da subordinação da mulher no casamento utilizando-se da teoria política liberal. Sua tese principal é a de que o patriarcado não acabou com o liberalismo, ele apenas se transformou. A base do contrato original, sua condição de possibilidade, é o que ela chama de contrato sexual. Ao omitir qualquer referência ao contrato sexual, a história oficial do liberalismo contratualista induz a que se acredite que a subordinação da mulher no casamento e seu exílio social tenham sido um mero detalhe na criação da sociedade civil, facilmente contornável. Para Pateman, o contrato sexual não foi um detalhe, mas a condição da criação igualdade civil.

Autor/innen-Biografie

Susana de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Filosofia pela Ludwig Maximilian Universität München, Professora associada do departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero.

Literaturhinweise

BRASIL. Lei n. 3.071, de 1º de janeiro de 1916. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L3071.htm>. Acesso em: 05 de nov. 2018

PATEMAN, Carole. The Sexual Contract. Stanford, California: Stanford University Press, 1988b.

__________, BRENNAN, Teresa. Mere auxiliaries to the commonwealth: women and the origins of liberalism. In: Political Studies, Vol. XXVII, No. 2, pp. 183-200, 1979.

_________. The patriarchal welfare state: women and democracy. In: Gutman, Amy. Democracy and the Welfare State. Princeton University Press, 1988b.

SAFFIOTI, Heleieth I.B. Gênero patriarcado, violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.

Veröffentlicht

2019-02-28