Natureza da Especialização e Dependência Epistêmica no Ensino de História
Um Caso de Epistemologia Social Aplicada
Palavras-chave:
natureza da especialidade, dependência epistêmica, ensino de história, conhecimento histórico, epistemologia social aplicadaResumo
Em um diálogo entre teoria da história, ensino de história, história pública e epistemologia da especialização (expertise), este trabalho pretende definir a natureza da especialização e enfrentar o problema da dependência epistêmica no caso do ensino de história. Tomando o ensino de história na educação básica como um lugar estratégico para a experiência da história pública no Brasil, reflete-se sobre a relação que o historiador estabelece com o público em seus aspectos éticos e políticos. Destaca-se a necessidade de um conjunto de três saberes: os saberes a ensinar (conteúdos históricos), os saberes para ensinar (habilidades didáticas) e os saberes do aprender, sendo este último relativo ao próprio público. Entende-se, então, a natureza da especialização no ensino de história em termos relacionais e disposicionais. Quanto à questão da dependência epistêmica, defende-se que especialistas no ensino de história sejam capazes de ajudar discentes a ampliarem sua autonomia intelectual e epistêmica, o que inclui o reconhecimento de suas próprias limitações e o valor das diversas especialidades historiográficas. Trata-se, portanto, de um trabalho de epistemologia social aplicada ao ensino de história.
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