Natureza da Especialização e Dependência Epistêmica no Ensino de História

Um Caso de Epistemologia Social Aplicada

Autores

  • Muriel Custodio dos Passos Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

natureza da especialidade, dependência epistêmica, ensino de história, conhecimento histórico, epistemologia social aplicada

Resumo

Em um diálogo entre teoria da história, ensino de história, história pública e epistemologia da especialização (expertise), este trabalho pretende definir a natureza da especialização e enfrentar o problema da dependência epistêmica no caso do ensino de história. Tomando o ensino de história na educação básica como um lugar estratégico para a experiência da história pública no Brasil, reflete-se sobre a relação que o historiador estabelece com o público em seus aspectos éticos e políticos. Destaca-se a necessidade de um conjunto de três saberes: os saberes a ensinar (conteúdos históricos), os saberes para ensinar (habilidades didáticas) e os saberes do aprender, sendo este último relativo ao próprio público. Entende-se, então, a natureza da especialização no ensino de história em termos relacionais e disposicionais. Quanto à questão da dependência epistêmica, defende-se que especialistas no ensino de história sejam capazes de ajudar discentes a ampliarem sua autonomia intelectual e epistêmica, o que inclui o reconhecimento de suas próprias limitações e o valor das diversas especialidades historiográficas. Trata-se, portanto, de um trabalho de epistemologia social aplicada ao ensino de história.

Biografia do Autor

Muriel Custodio dos Passos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrande no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista CAPES, membre associado à Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e representante discente no Colegiado do PPGH-UDESC. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo apresentado um Trabalho de Conclusão de Curso sobre as mudanças ocorridas na historiografia brasileira da década de 1980, enfocando a apropriação da teoria benjaminiana da História por Michel Zaidan Filho. Desenvolve pesquisas nas áreas de História do Tempo Presente, História da Historiografia e Teoria da História. Lecionou aulas de História em duas escolas da rede municipal de ensino em Florianópolis entre fevereiro e julho de 2023. Enquanto bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET História UFSC), entre março de 2018 e maio de 2021, pesquisou imagens astrológicas do século XV e criou um site interativo sobre o assunto. Nesse período, também participou da produção de um vídeo educativo sobre arqueologia brasileira em parceria com outra petiana. Também estagiou no Setor de Educação Especial do Colégio de Aplicação (CA) da UFSC entre setembro e dezembro de 2021 e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC entre março de 2017 e março de 2018. Atuou ainda como representante discente no Departamento de História (UFSC) entre março de 2019 e 2020.

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Publicado

2025-01-04