O paradoxo do "tudo é possível" quando nem tudo é possível: a etiologia de uma autorrealização organizada

Autores

  • Bárbara Buril Lins Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

autorrealização, patologia social, individualismo, Axel Honneth, Teoria Crítica

Resumo

A partir das reflexões do filósofo frankfurtiano Axel Honneth sobre a autorrealização organizada, este artigo se volta às causas (etiologia) identificadas por Honneth para a patologia do individualismo em questão. Antes de detalhar as causas apontadas pelo filósofo, enfatiza-se como a autorrealização organizada é uma espécie de “ponto fora da curva” nos diagnósticos de patologias sociais elaborados por Honneth, pois, ao contrário das outras enfermidades, a análise desta vai além de uma descrição sintomatológica. Em seguida, desenvolvem-se os argumentos de Honneth sobre a etiologia desta patologia do individualismo. Primeiramente, apresentam-se os argumentos que o filósofo utiliza para explicar e problematizar o surgimento do individualismo na modernidade (1). Em seguida, mostra-se como o individualismo ascende como ideal de vida com o programa neoliberal (2). Na terceira seção, enfatiza-se como a emergência de um individualismo na esteira da modernidade é interpretada de modo heterogêneo por diferentes filósofos (3). Por último, para defender que a identificação de uma etiologia não é um processo aleatório, evidencia-se como o pano de fundo sócio-cultural e econômico da autorrealização organizada se assemelha ao da depressão, como argumenta o sociólogo Alain Ehrenberg (4). O que parece ficar claro é que ideais paradoxais de realização individual são responsáveis por sintomas como vazio interno, sentimentos de superficialidade e falta de propósito.

Biografia do Autor

Bárbara Buril Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referências

BERLIN, Isaiah. As raízes do romantismo. São Paulo: Três Estrelas, 2015.

EHRENBERG, Alain. The weariness of the self: diagnosing the History of Depression in the Contemporary Age. Quebec: McGill-Queen’s University Press, 2010.

HONNETH, Axel. As enfermidades da sociedade: aproximação a um conceito quase impossível. Civitas, v. 15, n. 4, p. 575-594, 2015.

______; BUTLER, Judith; GEUSS, Raymond; LEAR, Jonathan. Reification: A New Look At An Old Idea. New York: Oxford University Press, 2008.

______; HARTMANN, Martin. Paradoxes of capitalism. Constellations, v. 13, n. 1, p. 41-58, 2006.

______. Organized self-realization: some paradoxes of individualization. European Journal of Social Theory, v. 7, n. 4, p. 463-478, 2004.

______. Invisibility: on the epistemology of “recognition”. Proceedings of the Aristotelian Society, n. 75, p. 111-126, 2001.

ILLOUZ, Eva. Intimidades congeladas: las emociones en el capitalismo. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.

JAEGGI, Rahel. O que há (se de fato há algo) de errado com o capitalismo? Três vias de crítica do capitalismo. Cadernos de Filosofia Alemã, v. 20, n. 2, p. 13-36, 2016.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: “o que é o iluminismo?”. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2016.

LÖWY, Michael; SAYRE, Robert. Revolta e melancolia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

PINZANI, Alessandro. Os paradoxos da liberdade. In: MELO, Rúrion. A teoria crítica de Axel Honneth: Reconhecimento, liberdade e justiça. São Paulo: Saraiva, 2013.

PUTNAM, Robert. Bowling alone: the collapse and revival of American Community. New York: Simon & Schuster, 2000.

SIMMEL, Georg. The philosophy of money. New York: Routledge, 2011.

ZURN, Christopher. Axel Honneth. Cambridge: Polity, 2015.

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. São Paulo: É Realizações, 2011.

Downloads

Publicado

2018-04-19