Transformações cromáticas de paisagens históricas: o programa de intervenção cromática no patrimônio cultural brasileiro
Palavras-chave:
Paisagem, Patrimônio Cultural, Cor, Intervenções UrbanasResumo
Este estudo aborda as transformações no patrimônio cultural brasileiro, analisando como a modificação cromática da paisagem pode resultar em certa homogeneização cultural. O processo de renovação da cor na paisagem urbana histórica é examinado como um fenômeno complexo, no qual áreas urbanas plenas de história são convertidas em espaços estilizados e comerciais, com o propósito de atrair visitantes e estimular a economia. Apesar de trazerem vantagens econômicas e estéticas, essas intervenções também suscitam preocupações acerca da perda da identidade local e da descaracterização do legado cultural. Nesse contexto, emerge a problemática da ameaça à singularidade do patrimônio cultural e das paisagens históricas brasileiras, assim como as de outras partes do mundo, devido ao espalhamento dessa padronização cromática. Essas intervenções não somente apagam as marcas do tempo e da história, mas também resultam em degradações pictóricas que afetam negativamente a paisagem, o patrimônio e a identidade desses locais. O presente estudo expõe resultados de intervenção cromática do programa Let's Colour, promovido pela Coral Tintas, cujo nome no Brasil é “Tudo de Cor para Você”. A pesquisa tem como objetivo instigar uma reflexão acerca das alterações cromáticas que estão sendo implementadas no patrimônio cultural ao redor do mundo, com destaque para o contexto das paisagens brasileiras.
Referências
AGUIAR, José. Planear e Projectar a Conservação da Cor na Cidade Histórica : experiências havidas e problemas que subsistem. III Encore, [S. l.], 2003.
AKZONOBEL. Let’s Colour Project Reignites the Spirit of the Shanghai Gate. 2010a. Disponível em: https://letscolourproject.com/lets-colour-project-reignites-spirit-shanghai-gate/. Acesso em: 9 maio. 2023.
AKZONOBEL. Ouro Preto comes to Life with Colour. 2010b. Disponível em: https://letscolourproject.com/ouro-preto-comes-life-colour/. Acesso em: 29 abr. 2023.
AKZONOBEL. Adding Colour to Porto Seguro. 2011. Disponível em: https://letscolourproject.com/adding-colour-porto-seguro/. Acesso em: 30 abr. 2023.
AKZONOBEL. Church of Nossa Senhora de Caravaggio. 2012. Disponível em: https://letscolourproject.com/church-nossa-senhora-de-caravaggio/. Acesso em: 30 abr. 2023.
AKZONOBEL. Tudo de cor para Recife. 2013. Disponível em: https://letscolourproject.com/tudo-de-cor-para-recife/. Acesso em: 29 abr. 2023.
AKZONOBEL. Dulux helped restore World Heritage. 2014a. Disponível em: https://letscolourproject.com/dulux-helped-restore-world-heritage/. Acesso em: 9 maio. 2023.
AKZONOBEL. Tudo de cor para Salvador. 2014b. Disponível em: https://letscolourproject.com/tudo-de-cor-para-salvador/. Acesso em: 29 abr. 2023.
AKZONOBEL. Let’s Colour revives Padang in West Sumatra, Indonesia. 2022. Disponível em: https://letscolourproject.com/lets-colour-revives-padang-in-west-sumatra-indonesia/. Acesso em: 9 maio. 2023.
AKZONOBEL. Let´s Colour. , 2023. Disponível em: https://letscolourproject.com/.
ANDREOTTI, Giuliana. O senso ético e estético da paisagem. RA’E GA, Curitiba, v. 24, n. 24, p. 5–17, 2012.
BANDARIN, Francesco; VAN OERS, Ron. The Historic Urban Landscape. [s.l: s.n.]. DOI: 10.1002/9781119968115.
BARRETO, Juliana Cunha; CRUZ, Maria de Fátima Plácida Da; PIMENTAL, Laís Carla de Miranda; MELO, Vera Mayrinck. Paisagem mercadoria: uma discussão sobre o consumo das paisagens urbanas. Paisagem e Ambiente, [S. l.], v. 22, p. 144–152, 2006.
BAZOTE, Sylvio Mário. Tudo de cor para Salvador. 2014. Disponível em: http://historiasylvio.blogspot.com/2014/01/tudo-de-cor-para-salvador.html. Acesso em: 30 abr. 2023.
BELLENTANI, Federico. Landscape as text. Concepts for Semiotics, Tartu, p. 76–87, 2016. Disponível em: http://orca.cf.ac.uk/96406/.
BRENDLE, Betânia. Carnavalização Patrimonial: destruição da identidade cromática dos centros antigos de João Pessoa, Areia (PB) e Olinda (PE). Urbi Centros#3, [S. l.], n. 2, 2012.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Biblioteca Folha, 2003.
CARDONE, Sergio. Il colore dei centri storici: tradizione versus tradimento. In: MARCHIAFAVA, Veronica;; VALAN, Francesca (org.). Colore e Colorimetria Contributi Multidisciplinari. Milano: Gruppo del Colore, 2017. v. XIII/Ap. 270–281.
CORAL. Manual Tudo de Cor: Guia de engajamento social (e de pintura!) da Coral. [S. l.], 2019.
CORAL, Tintas. Movimento Tudo de Cor em Porto Alegre - RS. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O_6sAgUOUaI. Acesso em: 30 abr. 2023.
CORAL, Tintas. Quem Somos. 2022. Disponível em: https://www.coral.com.br/pt/sobre-nos. Acesso em: 1 out. 2022.
COSGROVE, Denis. The idea of landscape. In: Social formation and symbolic landscape. 2. ed. Wisconsin: University of Wisconsin, 1998. p. 13–38.
DUARTE, Mirela; SANTOS, Luisa Acioli Dos. Pensar paisagem. Recife: Laboratório da Paisagem, 2020.
DUNCAN, James; DUNCAN, Nancy. (Re)reading the landscape. Environment and Planning D: Society and Space, Vancouver, v. 6, n. 1983, p. 117–126, 1988.
FUNARI, Pedro Paulo A. Patrimônio e memória: considerações sobre os bens culturais. Portal do Centro Universitário Barão de Mauá, [S. l.], 2009.
ICOMOS. Carta de Veneza. 1964. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226. Acesso em: 24 set. 2022.
ICOMOS. Carta de Washinton. 1986. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226. Acesso em: 24 set. 2022.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Pensar grande o patrimônio cultural. [S. l.], 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451986000300011.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra De. A paisagem como fato cultural. In: YÁZIGI, Eduardo (org.). Turismo e paisagem. São Paulo: Contexto, 2002. p. 29–65.
NAOUMOVA, Natalia;; LAY, Maria Cristina Dias. Policromia histórica e identidade cromática da paisagem urbana. Eanpgppur, [S. l.], 2007.
NOGUÉ, Joan. La construcción social del paisaje. Madrid.
NORBERG-SHULZ, Christian. O fenômeno do lugar. In: NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura. [s.l: s.n.].
OEA. Normas de Quito. 1967. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226. Acesso em: 24 set. 2022.
PARATYONLINE. A Coral esteve em Paraty, aquecendo o projeto “Tudo de Cor para você”. 2012. Disponível em: http://www.paratyonline.com/jornal/2012/01/a-coral-ja-esteve-em-paraty-aquecendo-o-projeto-tudo-de-cor-para-voce/. Acesso em: 30 abr. 2023.
PORTINARI, Museu Casa De. Movimento “Tudo de Cor” vai revitalizar os Caminhos de Portinari, em Brodowski. 2017. Disponível em: https://www.museucasadeportinari.org.br/noticias/movimento-tudo-de-cor-vai-revitalizar-os-caminhos-de-portinari-em-brodowski/.
PUJOL, Francine da Silva; CORRÊA COUTINHO, Renata Patricia. City Marketing, Aspectos Culturais e Relações Simbólicas na Construção da Imagem-Marca de Cidades. Revista de Estudos Universitários - REU, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 359–371, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2019v45n2p359-371.
UNESCO. Recomendações de Nairóbi. Nairóbi. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226. Acesso em: 24 set. 2022.
UNESCO. Vienna Memorandum on World Heritage and Contemporary Architecture. Unesco, [S. l.], 2005. Disponível em: http://whc.unesco.org/archive/2005/whc05-15ga-inf7e.pdf Erişim:02.05.2021.
UNESCO. Recomendação sobre a Paisagem Histórica Urbana. [S. l.], v. 2011, n. Categoria II, p. 10, 2011. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000215084.
VEIGA, Maria do Rosário; TAVARES, Martha. Características das paredes antigas: requisitos de revestimentos por pintura. Actas do Encontro A indústria das tintas no início do século XXI, Lisboa, p. 1–16, 2002.