O edificado colonial de Luanda e o fazer histórico em sala de aula
potencialidades e caminhos para falarmos de história pública e lugares de memória
Palavras-chave:
Edificado colonial de Luanda, fazer histórico em sala de aula, história pública e lugares de memóriaResumo
O artigo tem como objectivo mostrar uma experiência em sala de aula a partir de um fazer histórico. Neste contexto o fazer histórico em sala de aula pode ser entendido como um agregado de estratégias para o ensino. Por isso, elegemos o edificado colonial de Luanda, inscrito no grupo Luanda do Antigamente no Facebook, como assunto. A partir deste procedimento, tornamos a sala de aula um espaço de produção do saber e que possibilitou articular história pública e lugares de memória
Referências
ABREU, Antero. Farrapos de memória (Angola-Portugal). Luanda: Fundação Dr. António
Agostinho Neto, 2019.
ABREU, Maurício de Almeida. Sobre a memória das cidades. Revista Território, ano III, n. 4, p. 9-
, 1998.
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko.
Chapecó, SC: Argos, 2009.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e Técnica. Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo
Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BERGSON, Henri. Memória e vida. Textos escolhidos. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins
Fontes, 2006.
CANDAU, Joël. Antropologia da Memória. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2012.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de Fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova; Márcia Arbex.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Qual a relação entre a história Pública e o Ensino? In: MAUAD,
Ana Maria; SANTIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (orgs.). Que história pública
queremos?/What public history do We Want?. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 31-38.
GONÇALVES, Janice. Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural.
Historiæ, Rio Grande, 3 (3), p. 27- 46, 2012.
HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo. Editora Vértice, Revista dos Tribunais,
HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, v. 22, n. 36, p. 261-273, 2006.
JORDANOVA, L. History in practice. London: Arnold, 2000.
KOSELLECK, Reinhart. Los estratos del tiempo: estúdios sobre la historia. Traducción de Daniel
Innerarity. Ediciones Paidós. I. C. E. de la Universidad Autónoma de Barcelona. Barcelona, 2001.
LABAN, Michel. Angola - Encontro com escritores. Porto: Edição Fundação Eng. António de
Almeida, 2002.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Trad. Sérgio Martins. Belo Horizonte: editora UFMG,2002.
LIDDINGTON, Jill. O que é história pública? Os públicos e seu passado. In: ALMEIDA, Juniele
Rabêlo de; ROVAL, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à história pública. São Paulo:
Letra e Voz, 2011, p. 31-52.
MAGALHÃES, Marcelo [et al.]. Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de
Janeiro: Editora FGV, 2014.
MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era
digital. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, n. 74, p. 135-154, 2017.
MENESES, José Newton Coelho. Todo patrimônio é uma forma de história pública? In: MAUAD,
Ana Maria; SANTIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (Orgs.). Que história pública
queremos?/ What public history do We Want?. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 69-75.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. São
Paulo: Editora Contexto, 2013.
NORA, Pierre; AUN KHOURY, Tradução: Yara. Entre memória e história: a problemática dos
lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v.
, out. 2012. ISSN 2176-2767. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 16 nov. 2019.
PESAVENTO, Sandra. Cidade, espaço e tempo: reflexões sobre a Memória e o patrimônio
urbano. In: v. II, n. 4. Pelotas, RS: Editora da UFPEL. Ago/Dez, 2005.
RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Trad. Estevão Martins.Curitiba: Editora da UFPR, 2015.