O edificado colonial de Luanda e o fazer histórico em sala de aula

potencialidades e caminhos para falarmos de história pública e lugares de memória

Autores

  • Yuri Manuel Francisco Agostinho Universidade Federal do Pernambuco

Palavras-chave:

Edificado colonial de Luanda, fazer histórico em sala de aula, história pública e lugares de memória

Resumo

O artigo tem como objectivo mostrar uma experiência em sala de aula a partir de um fazer histórico. Neste contexto o fazer histórico em sala de aula pode ser entendido como um agregado de estratégias para o ensino. Por isso, elegemos o edificado colonial de Luanda, inscrito no grupo Luanda do Antigamente no Facebook, como assunto. A partir deste procedimento, tornamos a sala de aula um espaço de produção do saber e que possibilitou articular história pública e lugares de memória

Biografia do Autor

Yuri Manuel Francisco Agostinho, Universidade Federal do Pernambuco

Possui graduação em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (2010) e mestrado em Ensino de História de África pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (2016). Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Email: yanessanguifada@gmail.com

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

AGOSTINHO, . M. F. O edificado colonial de Luanda e o fazer histórico em sala de aula: potencialidades e caminhos para falarmos de história pública e lugares de memória. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 131–151, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6489. Acesso em: 23 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático