O Fragmento enquanto método de apreensão da cidade contemporânea
Palavras-chave:
Fragmento, cidade, métodoResumo
A figura conceitual do fragmento apresentada como meio de apreensão das dinâmicas urbanas, que se destaca por seu caráter de renuncia a cronologias lineares e também por assumir a incompletude, a desorientação , e a fugacidade como características elementares para análise da cidade contemporânea, sob a ótica residual e em passagens de Walter Benjamin aponta para a recusa de formas totalizantes e un iversais, e abre espaço a uma forma de pensamento que sugere a criação e experimentação de novas lógicas, abordagens e instrumentos teóricos e metodológicos não mais calcados em repetições e reciclagens teóricas e conceituais de heranças modernas e positivistas
Referências
ARAÚJO, Rodrigo. Deambulações de Walter Benjamin: entre as imagens do pensamento e o haxixe. In: Redobra, nº 14, ano 05, 2014.
BARRENTO, João. Limiares sobre Walter Benjamin. Florianópolis - SC: Ed da UFSC, 2013.
BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento/Sobre o haxixe e outras drogas / Walter
Benjamin; edião e tradução de João Barrento. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora,
___________________Passagens. Trad. de Irene Aron. Belo Horizonte: Editora da
UFMG, 2006._____________________Origem do drama barroco alemão. Tradução de
Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: brasiliense, 1984.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia de e na rua: estudo de
antropologia urbana. In: Etnografia de rua: estudos de antropologia urbana. Ana Luiza C.
da Rocha e Cornelia Ecker (orgs). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos Errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.
________________. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de
Hélio Oiticica. 4.ed. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.
SANTOS, Jeana Laura da Cunha. Beneditinos da história mínima: Benjamin, o colecionador e o cronista. In: CASTELLS, A.N.G. de; NARDI, L. (Org). Patrimônio cultural e cidade contemporânea. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2012.