O esvaziamento do conceito de gentrificação como estratégia política

Autores

  • Natália Fonseca de Abreu Rangel Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

gentrificação, midia, política

Resumo

Gentrification ou gentrificação é um conceito na moda. O que isso significa? Ao procurar o termo gentrification em ferramentas on line de pesquisa, aparecem mais de três milhões de resultados para a pesquisa. Já para “gentrificação” (a versão abrasileirada do conceito), encontram-se pelo menos 78 mil resultados. A gentrificação foi um termo cunhado por Ruth Glass em 1964 e desde então passou por diversas flexibilizações, vindo de uma teoria fundamentalmente marxista até ser apropriado pelas teorias pós-modernas. Primeiramente, exponho considerações de autores clássicos dos estudos sobre gentrificação: Glass, Smith e Zukin. Em seguida, trago alguns resultados de pesquisa do termo da grande mídia para analisar como se dá a apropriação do conceito de gentrificação por leigos e pelo senso comum, expondo as implicações ideológicas por trás de seu uso corriqueiro. Foco principalmente nas apropriações em relação a matérias jornalísticas e na produção de entretenimento na cidade do Rio de Janeiro. Por fim, utilizando autores latino-americanos, faço uma análise das diferentes forças que influenciam a produção científica e pondero sobre a aderência ou abandono do conceito de gentrificação como ferramenta de compreensão do espaço urbano

Biografia do Autor

Natália Fonseca de Abreu Rangel, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

FONSECA DE ABREU RANGEL, . O esvaziamento do conceito de gentrificação como estratégia política. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 39–57, 2015. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6415. Acesso em: 13 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres