Intervenção em preexistência

estudo para consolidação e valorização da Ruína Mussi (Laguna/SC)

Autores

  • Danielle Rocha Benício Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Luiza Nunes Caritá Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Patrimônio, preservação, intervenção, ruínas

Resumo

Este artigo trata de intervenção em preexistência, através do estudo para consolidação e valorização da Ruína Mussi, em Laguna-SC. A pesquisa justifica-se pela existência de uma ruína de interesse histórico, não protegida pela poligonal de tombamento, que precariamente subsiste à especulação imobiliária e ao rápido crescimento do bairro Mar Grosso, onde está localizada; e pelo seu avançado estado de degradação que submete a obra ao risco de desaparecimento definitivo e consequente perda patrimonial. A realização deste trabalho inclui os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica de fundamentação teórica e histórica sobre intervenções em preexistências, incluindo a definição de ruína; pesquisa histórica, levantamento e diagnóstico da Ruína Mussi

Biografia do Autor

Danielle Rocha Benício, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo – Área de Concentração em Conservação e Restauro – pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). É doutoranda na Linha de Pesquisa Teoria e História das Artes Visuais junto ao Programa de PósGraduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente atua como professora assistente da UDESC no Centro de Educação Superior da Região Sul (CERES), no Curso de Arquitetura e Urbanismo

Maria Luiza Nunes Caritá, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente atua como Arquiteta e Urbanista autônoma na região de Florianópolis

Referências

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. A Restauração Arquitetônica entre o Passado e o Futuro. In: Revista de Urbanismo e Arquitetura, v. 6, n. 1. Salvador, 2003.

BALZANI, Marcello. Restauro, Recupero, Riqualificazione. Il Progetto Contemporaneo nel

Contesto Storico. Milano: Skira, 2011.

BONAZZA, Sra. Marta. Entrevista concedida a Maria Luiza Nunes Carità. Laguna 12 de abr. de 2013. Entrevista.

BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Tradução Beatriz Mugayar Kühl. Cotia: Ateliê

Editorial, 2004.

BRASIL. Estatuto da Cidade: Lei 10.257/2001 que estabelece diretrizes gerais da política

urbana. Brasília, Câmara dos Deputados, 2001, 1a Edição.

CAMPOS, Gizely. Patrimônio Edificado de Laguna: Conhecer, Interpretar e Preservar. 2007. 117 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

CARTA DE VENEZA. II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos. ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos, 1964. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=236>. Acesso em 20 de mar. de 2013.

DOURADO, Odete. Conservação ou Invenção? Notas sobre uma relação ambígua. In: (Re)Discutindo o Modernismo. Anais do DOCOMOMO Brasil. Salvador: UFBA, 1995.

LUCENA, Liliane. Laguna: de Ontem a Hoje. Espaços Públicos e Vida Urbana. 155 p.

Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,(1998).

MAREGA, Antônico Carlos. Entrevista concedida a Maria Luiza Nunes Carità. Laguna 2 de mar. de 2013. Entrevista.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGUNA. Plano Diretor de Laguna. 1978.

RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

ROCHA BENÍCIO, . .; NUNES CARITÁ, . L. Intervenção em preexistência: estudo para consolidação e valorização da Ruína Mussi (Laguna/SC). Cadernos NAUI, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 22–38, 2015. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6414. Acesso em: 13 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres