Tendências de pesquisa em Construção Enxuta: uma revisão sistemática de literatura
Resumo
A indústria da construção possui forte impacto na economia de um país; entretanto, o setor enfrenta desafios relacionados aos três aspectos da sustentabilidade, particularmente devido à geração de resíduos e às ineficiências. Nesse contexto, a construção enxuta atua como uma filosofia de gestão que visa reduzir desperdícios, aumentar a eficiência da construção e entregar produtos de alta qualidade. Apesar dos seus benefícios, persistem incertezas relativas à implementação dos princípios Lean e às suas interações no setor da construção. Assim, objetivo deste estudo é analisar tendências de pesquisa relacionadas à Construção Enxuta por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL) entre 1992 e 2022. Após a aplicação dos filtros, 214 de 601 artigos foram selecionados para leitura crítica e análise de conteúdo. A SLR revelou informações sobre estas tendências, incluindo principais pesquisadores, métodos de pesquisa e regiões geográficas. Além disso, explorou as principais ferramentas utilizadas na construção, a interação entre Lean Construction e outras abordagens, e as lacunas de pesquisa existentes na área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.