Utilização da simulação a eventos discretos e lean production na assistência médica: análise de um centro de colonoscopia
Resumo
A assistência médica com alta qualidade tornou-se imperativa em meio à pandemia COVID-19. Os avanços no desenvolvimento de modelos de simulação computacional para solucionar questões em serviços hospitalares ineficientes, sobretudo no que tange a utilização adequada dos recursos e redução do tempo de espera, têm propósito essencial. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é aplicar a Simulação a Eventos Discretos em um centro de atendimento coloproctológico, combinada às premissas do Lean Production para evidenciar as “atividades não agregadoras de valor” do fluxo processual. A metodologia empregada foi modelagem e simulação com o uso de dados reais. O objeto de estudo trata-se de centro de colonoscopia localizado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio em Pouso Alegre, Minas Gerais, o qual realiza atendimentos em período matutino. Como resultado, evidenciou-se valor percentual médio agregador de valor de 28,24% no providing care, o qual indica operação ineficiente pela utilização insatisfatória dos profissionais médico e enfermeiro no atendimento ao paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.