Engenharia de Produção e Design Thinking, coexistem? Um estudo de caso aplicado na elaboração de layouts.

Autores

Palavras-chave:

Design Thinking, Lead Time, Mapa de Fluxo de Valor, Projeto, Layout de Varejo.

Resumo

Diante da mudança de hábito de compra do usuário e de velocidade em que o mercado de varejo muda, é preciso se ter um método de elaboração de layout de varejo que acompanhe essas mudanças na mesma velocidade. O presente trabalho foi desenvolvido no setor comercial de uma Indústria de Expositores e Equipamentos comerciais para o varejo, situada no Sul do Brasil, com o objetivo de comparar o lead time do método atual de elaboração de projeto de layout em relação ao lead time do processo ao aplicar o Design Thinking como metodologia na condução do desenvolvimento de projetos no ambiente estudado. A metodologia do ponto de vista de sua natureza é aplicada, em relação aos seus objetivos foi descritiva, quanto a abordagem: qualitativa e como procedimento um estudo de caso. A partir da comparação entre os modelos atual e o futuro, obteve-se a diminuição do lead time e incremento da agregação de valor de 7,17% a partir da aplicação do Design Thinking na condução dos projetos de layout de lojas de varejo.

Biografia do Autor

Pedro Muller Nunes, Instituto Federal Rio-grandense - IFSUL

Acadêmico em Informática no Instituto Federal Rio-grandense - IFSUL

Fernando Abreu Hennemann, Universidade Feevale

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial na Universidade Feevale

Fabiano de Lima Nunes, Universidade Feevale

Mestre e doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS - Unisinos) e Professor na Universidade Feevale

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Publicado

2022-12-21

Edição

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Artigos