UTILIZAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UMA CLÍNICA ODONTÓLOGICA: EM UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Lean Healthcare, MFV, Serviços OdontológicosResumo
A busca da sociedade por bem-estar, autoestima e qualidade de vida está crescendo, elevando a procura por serviços odontológicos. E essa demanda faz com que surja uma necessidade das empresas se aprimorarem para atender e manter a qualidade do atendimento, tornando possível a fidelização e prospecção de novos pacientes. O objetivo dessa pesquisa é analisar os efeitos da aplicação do MFV no processo de protocolo inferior com carga imediata. A metodologia aplicada foi um estudo de caso em uma clínica odontológica do Vale dos Sinos-RS, a partir do mapeamento do estado atual e proposta de estado futuro. Como resultados, observou-se no estado atual da primeira etapa um percentual de TAV de 14,01% e lead time de 0,480 dias. E na segunda etapa do processo em um percentual de TAV de 5,35% e lead time de 2,76 dias. Na proposta elaborada, seguindo os princípios do Lean, para que o processo antes terceirizado possa ser realizado internamente, sugere-se um percentual de TAV de 75,19% e lead time de 0,0895 dias na primeira etapa, e na segunda um percentual de TAV de 42,60% e lead time de 2,08 dias. Essa proposta requer um investimento de R$ 9.783,00, que foi analisado com VPL e resultou em R$ 30.849,08, apresentando também uma TIR de 84%, tornando-o viável.
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