UTILIZAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UMA CLÍNICA ODONTÓLOGICA: EM UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Lean Healthcare, MFV, Serviços OdontológicosResumo
A busca da sociedade por bem-estar, autoestima e qualidade de vida está crescendo, elevando a procura por serviços odontológicos. E essa demanda faz com que surja uma necessidade das empresas se aprimorarem para atender e manter a qualidade do atendimento, tornando possível a fidelização e prospecção de novos pacientes. O objetivo dessa pesquisa é analisar os efeitos da aplicação do MFV no processo de protocolo inferior com carga imediata. A metodologia aplicada foi um estudo de caso em uma clínica odontológica do Vale dos Sinos-RS, a partir do mapeamento do estado atual e proposta de estado futuro. Como resultados, observou-se no estado atual da primeira etapa um percentual de TAV de 14,01% e lead time de 0,480 dias. E na segunda etapa do processo em um percentual de TAV de 5,35% e lead time de 2,76 dias. Na proposta elaborada, seguindo os princípios do Lean, para que o processo antes terceirizado possa ser realizado internamente, sugere-se um percentual de TAV de 75,19% e lead time de 0,0895 dias na primeira etapa, e na segunda um percentual de TAV de 42,60% e lead time de 2,08 dias. Essa proposta requer um investimento de R$ 9.783,00, que foi analisado com VPL e resultou em R$ 30.849,08, apresentando também uma TIR de 84%, tornando-o viável.
Referências
ABRH-SP. (2021). Principais benefícios e práticas de gestão de pessoas das empresas paulistas. Associação Brasileira de Recursos Humanos/SP.
ADA. (2022). The Dentist Workforce – Key Facts. 2022. Amercian Dental Association. https://www.ada.org/-/media/project/ada-organization/ada/ada-org/files/resources/research/hpi/hpigraphic_0221_1.pdf?rev=1829a4f788c14974a1ac89ff1e288c0f&hash=A27C6AD199EB6FCAB15DB069BAF0CC85.
Alles, D., Nunes, F. L., & Sordi, J. (2018). Análise do processo produtivo de alimentos em um restaurante a partir das perdas do Sistema Toyota de Produção. Journal of Lean Systems, 3(3), 47–63.
Almeida, K. R., Burin, J. M., Volan, T., Sychocki, T., & Balsanello, J. P. (2016). Estudo de caso: Aplicação do Lean Healthcare em um centro de especialidades odontológicas. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 19. http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_226_324_29236.pdf
Antunes, J., Alvarez, R., Klippel, M., Bortolotto, P., & Pellegrin, I. de. (2008). Sistemas de Produçao: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Bookman.
Antunes, J., Klippel, A. F., Seidel, A., & Klippel, M. (2013). Uma revolução na Produtividade: a gestão lucrativa dos postos de trabalho. Bookman.
Bertani, T. M. (2012). Lean Healthcare: Recomendações para implantações dos conceitos de produção enxuta em ambientes hospitalares. In Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. USP.
Bordeaux-Rego, R. (2015). Viabilidade econômico-financeira de projetos. In Editora FGV.
Brasil, M. da S. (2018). Brasil Sorridente. http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_brasil_sorridente.php
Bzaek. (2022). Daten und Zahlen 2022. https://www.bzaek.de/fileadmin/PDFs/df22/Daten_Fakten_2022.pdf
CFO, C. F. de O. (2022). Quantidade Geral de Profissionais e Entidades Ativas. https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e- profissionais-ativos/. Acesso
Dennis, P. (2015). Lean production simplified: a plain-language guide to the World´s most powerfull production system (3th ed.). CRC Press.
Dennis, P. (2016). Andy & me and the hospital: further adventures on the Lean Journey. CRC Press.
Dias, K. É., Machado Sivanilza, Bueno, R. C., Santos, F. de A., & Kawamoto Júnior, L. T. (2021). Processos sustentáveis de gestão para clínicas e consultórios odontológicos. Scientia Vitae, 11(33), 66–86.
Fitzsimmons, J. A., & Fitzsimmons, M. J. (2014). Administração de serviços: Operações, estratégia e tecnologia da informação. (7th. ed). AMGH.
Gallas, C. A., & Nunes, F. N. (2016). Wastes reduction from a proposed layout change in service provider: A case study. Espacios, 37(11).
Graban, M. (2013). Hospitais Lean. Bookman Editora.
J
ones, D., & Womack, J. (2002). Seeinng the Whole: mapping the extended value stream. The Lean Enterprise Institute.
Laursen, M. L., Gertsen, F., & Johansen, J. (2003). Applying lean thinking in hospitals-exploring implementation difficulties. 3rd International Conference on the Management of Healthcare and Medical Technology, 7-9 September. www. hctm. net/publications/publications. html
Liker, J. K. (2020). The Toyota Way (2nd Edition): 14 Management Principles From the World’s Greatest Manufacturer. In McGraw-Hill.
Ohno, T. (1988). Toyota Production System: Beyond Large-Scale Production. Productivity Press.
Oliveira, J. O. (org). (2020). Gestão da qualidad: tópicos avançados. Cengage Learning.
Prodanov, C. C., Freitas, E. C. De, Provdanov, C. C., Freitas, E. C. De, Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. De. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2a Edição. In N. Hamburgo (Ed.), Editora Feevale (2nd ed.). Editora Feevale. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
Rother, M., & Shook, J. (2003). Learning to see: value stream mapping to add value and eliminate muda. In Lean Instituto Brasil. Lean Enterprise Institute.
Shingo, S. (1989). Mechanics of the Toyota Production System: Improving Operations. In A Study of the Toyota Production System (pp. 143–145).
Shingo, S., & Dillon, A. P. (1989). A study of the Toyota production system: From an Industrial Engineering Viewpoint. CRC Press, 1989. CRC Press.
Souza, T., Nunes, F., & Vaccaro, G. (2017). Lean Healthcare - O seu hospital está preparado para a melhoria de processos? Revista Portuguesa de Gestão & Saúde, Edição no 22, 38–41.
Sperb, I. de M., Nunes, F. L., & Piran, F. S. (2018). Utilização de soldagem orbital em manutenção: um estudo de caso. Latin American Journal of Business Management, 9(1), 203–230.
Stoffel, H. L., & Nunes, F. D. L. (2018). Aplicação do pensamento enxuto no ciclo de pedido para melhorar o nível de serviço prestado aos clientes : um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista . Aplication of lean thinking in the order cycle to improve the level service provided to c. 3(February), 48–75.
Stoffel, H. L., Nunes, F. D. L., & Piran, F. S. (2018). Aplicação do pensamento enxuto no ciclo de pedido para melhorar o nível de serviço prestado aos clientes : um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista. Journal of Lean Systems, 3, 48–75.
WDF. (2009). The Oral Health Atlas. https://issuu.com/myriadeditions/docs/flipbook_oral_health
Womack, J. P., & Jones, D. T. (1996). Lean thinking: Banish waste and create wealth in your organisation. Simon and Shuster.
Womack, J. P., & Jones, D. T. (2015). Lean solutions: how companies and customers can create value and wealth together. Simon and Schuster, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Lean Systems

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.