Implementação de sistemas de gestão da qualidade no ramo de serviços: um estudo de caso em um centro de serviços compartilhados
Palavras-chave:
Qualidade, Serviços, Maturidade, Práticas de GestãoResumo
Os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), tipicamente conhecidos no ramo da indústria e com incentivos de certificações como a ISO 9001, vêm expandindo a aplicabilidade também no ramo de serviços. Este artigo tem por objetivo apresentar a implementação de um SGQ em um Centro de Serviços Compartilhados atuante em uma Instituição Financeira, que utilizando-se de premissas tipicamente manufatureiras, conseguiu contingenciar as práticas de gestão ao encontro da excelência voltada ao cliente. Ainda, é possível oferecer um guia de diretrizes com as melhores práticas para a implementação de um SGQ, com foco na maturidade de serviços e agregação de valor voltado à satisfação dos clientes. Utiliza-se de estudo de caso e apresenta-se como principais resultados: iniciativas de análise e soluções e problemas, controles de qualidade padronizados e padronização de atividades nas equipes. Ainda, é possível evidenciar maneiras de como fortalecer a cultura de qualidade nas rotinas dos colaboradores.Referências
AL-JAWAZNEH, Bahjat Eid; SMADI, Ziad Moh'd Ali. The Behavioral Pattern of Continuous Improvement at the Manufacturing Companies in Al-Hassan Industrial Estate (Jordan). European Journal of Social Sciences – Volume 19, Number 2 (2011)
AL-KHASAWNEH, Akif Lutfi; AL-JAMMAL, Hamdan Rasheed; BATTAH, Nasser Mohammed. Effect of Continuous Improvement in Higher Education Institution's Resources on Total Quality (TQ) Realization from Perspectives of Academic Workers at the Jordanian Universities. European Journal of Economics, Finance and Administrative Sciences - Issue 49 (2012)
ANVARI, Alireza; ISMAEL, Yusof; HOJJATI, Seyed Mohammad Hossein. A Study on Total Quality Management and Lean Manufacturing: Through Lean Thinking Approach. World Applied Sciences Journal 12 (9): 1585-1596, 2011
ARUMUGAM, V.; MOJTAHEDZADEH, R. Critical Success Factors of Total Quality Management and their Impact on Performance of Iranian Automotive Industry: A Theoretical Approach. In: European Journal of Economics, Finance and Administrative Sciences, Vol. 33, 2011.
BAPTISTA, Michele Marques; LEONARDT, Michele Poleto Lesina. A qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos usuários em uma Biblioteca Universitária. Bibl. Univ., Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 50-59, jan./jun. 2011
BEMETT, Rick. NENTL, Nancy. Opinions and Expectations About Continuous Improvement Programs. The Journal for Quality & Participation. (2010)
CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F. J. B.; PESSÔA, M. S. P. Information Technology Project management to achieve efficiency in Brazilian Companies. In: KAMEL, Sherif. (Org.). Managing Globally with Information Technology, Hershey, p. 260-271, 2003.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: UFMG – Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.
CROBSY. P.B. Qualidade é investimento. 5 ed. Rio de Janeiro. José Olimpio Editora, 1992.
DEMING, W.E. Os 14 pontos da Qualidade. Rio de Janeiro. Publicações Diversas,1998.
GOUGH, Richard, MacINTOSH, Malcom; PARK, Bob. The Influence of Decentralized Bargaining Systems on the Introduction of Continuous Improvement Practices in Australian Automotive Components Companies. Asia Pacific Business Review. Vol. 12, No. 2, 209–224, (2006)
GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
JUNIOR, Antonio Brandão; LIRA, Waleska Silveira; GONÇALVES, Geuda Anazile da Costa. Qualit@s - Revista Eletrônica - ISSN 1677- 4280 - Volume 3 - 2004 / número 1
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. ISBN: 978-85-32618047. Editora Vozes. 29ª Edição (2011).
LINDERMAN, K.; SCHROEDER, R.; ZAHEER, S.; LIEDTKE, C.; CHOO, A. Integrating quality management practices with knowledge creation processes. In: Journal of Operations Management. Vol. 22, p. 589–607, 2004.
LOVELOCK, Cristopher H.; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
RABECHINI JR. R.; CARVALHO, M. M. Perfil das competências em equipes de projetos. In: RAE-eletrônica, v. 2, n. 1, jan-jun 2003. Acesso em: 25 maio 2015. Disponível em: [http://www.rae.com.br/eletrônica/index.cfm].
SICHTMANN, Christina Sichtmann; SELASINSKY, Maren von; DIAMANTOPOULOS, Adamantios. Service Quality and Export Performance of Business-to-Business Service Providers: The Role of Service Employee– and Customer-Oriented Quality Control Initiatives. Journal of International Marketing, Vol. 19, No. 1, pp. 1–22 (2011).
TONINI, A. C.; CARVALHO, M. M.; SPINOLA, M. M. Contribuição dos modelos de qualidade e maturidade na melhoria dos processos de software. Produção, v. 18, n. 2, p. 275-286, 2008.
YADAVA, Om Prakash; GOEL, Parveen S. Customer satisfaction driven quality improvement target planning for product development in automotive industry. Int. J. Production Economics 113 997–1011 (2008).
YEUNG, A.; CHANB, L.; LEE, S. An empirical taxonomy for quality management systems: a study of the Hong Kong electronics industry. In: Journal of Operations Management. Vol. 21, p. 45–62, 2003.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam (2001).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.