Aplicação de ferramentas lean para melhoria do sistema de movimentação interna de materiais em uma planta da indústria automobilística
Palavras-chave:
Produção Enxuta, Logística Enxuta, Rotas de Abastecimento de Materiais, Ferramentas de QualidadeResumo
Uma das mais conhecidas características da produção enxuta refere-se à produção do produto certo, no momento e na quantidade certa, e a logística é a responsável pelo fluxo de movimentação dos materiais utilizados nesse sistema, tratando-se de um item fundamental para o seu funcionamento. Esse artigo refere-se à aplicação de ferramentas da metodologia lean na movimentação interna de materiais em uma fábrica da indústria automobilística. Através da realização de um caso de estudo utilizando o método da pesquisa-ação, foram coletados dados dentro da planta, e foram analisados detalhes necessários no abastecimento de linhas, para que fosse realizado num fluxo contínuo e padronizado. Com a utilização de ferramentas de qualidade usualmente utilizadas na abordagem lean, foi possível desenvolver e implementar um plano de melhorias para aumentar a eficiência de uma rota de abastecimento de materiais, a qual houve uma redução de 26% do seu tempo original, contribuindo com o campo de conhecimento de Logística e Produção Enxuta.
Referências
COUGHLAN, Paul; COGHLAN, David. Action research for operations management. International Journal of Operations & Production Management, Dublin, v. 22, n. 2, p. 220-240, 2002.
HARRIS, Rick; HARRIS, Chris; WILSON, Earl. Fazendo Fluir os Materiais: um guia lean de movimentação de materiais para profissionais de operações, controle de produção e engenharia. 1. ed. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2004. P. 93.
JIM WU, Yen-Chun. Effective Lean Logistics Strategy for the Auto Industry. The International Journal of Logistics Management, Kaohsiung, v. 13, n. 2, p. 19-38, 2002.
KERBER, Bill; DRECKSHAGE, Brian J.. Lean Supply Chain Management Essentials: A Framework for Materials Managers. 1. ed. Boca Raton (FL): CRC Press, 2011. P. 274.
RAGO, Sidney Francisco Trama; JUNIOR, Edson Carillo; BANZATO, Eduardo; BANZATO, José Maurício; MOURA, Reinaldo A.. Atualidades na Gestão da Manufatura. 1 ed. São Paulo: IMAM, 2003. P. 397.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998. P. 107.
TURRIONI, João Batista; MELLO, Carlos Henrique Pereira. Pesquisa-ação na Engenharia de Produção. In: CAUCHICK MIGUEL, Paulo Augusto (Org.). Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. P. 149-167.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.