Análise da difusão da manufatura enxuta no vale do itajaí: um estudo de casos múltiplos em empresas têxteis
Resumo
A eficácia e a competitividade são um desafio constante para as empresas, especialmente na indústria têxtil, nesse contexto, a aplicação de ferramentas da manufatura enxuta permite melhorar os processos produtivos e a qualidade dos produtos, alcançando assim, resultados positivos. Dessa forma, esse artigo teve como objetivo diagnosticar e analisar a difusão das ferramentas do lean manufacturing no setor têxtil da região. A metodologia aplicada caracterizou-se como estudos de casos múltiplos em quatro empresas têxteis de diferentes segmentos na região do Vale do Itajaí, todas de porte grande (acima de 500 funcionários). Um questionário foi respondido por profissionais que atuam no nível tático, dentre eles gerentes, analistas e coordenadores. Os resultados mostraram que as empresas pesquisadas possuem conhecimento sobre as ferramentas do lean manufacturing, mas nem todas as ferramentas são utilizadas de forma efetiva, mostrando oportunidades de melhorias. Assim, os estudos futuros irão ampliar a amostra, criar e verificar um modelo para que a implementação se mantenha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.