As Ferramentas e Elementos Lean mais utilizados na Literatura – Aplicação do PROKNOW- C para Seleção e Análise de um Portifólio Bibliográfico
Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar ferramentas, técnicas e práticas Lean utilizadas nas implementações das organizações manufatureiras globalmente e selecionar as mais utilizadas. Para melhor ilustrar o estudo, fez-se uso da metodologia de revisão bibliométrica, através do Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C), englobando três etapas: seleção do portfólio de artigos; análise bibliométrica e análise sistêmica. O portifólio estudado revelou que existem muitas ferramentas, práticas e/ou técnicas Lean utilizadas que se repetem em implementações bem-sucedidas. No total, 29 periódicos foram revisados e concluiu-se que os elementos: Gestão da Qualidade Total, Treinamento, 5S, Just-in-Time, Mapeamento do Fluxo de Valor, Padronização, Tipos de desperdícios, Ergonomia, Desenvolvimento da Liderança e Equipes, Equipes Multifuncionais se destacam com o número de citações dentro do portfólio, tendo 50% de representatividade no portifólio, dessa forma futuros estudos relacionados a determinar quais ferramentas e técnicas Lean aplicar nas organizações, serão beneficiados com essa pesquisa.
Palavras-chave: Manufatura Enxuta; Implementação Lean; Sistema; Modelo; Ferramenta; Práticas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.