Eficiência do uso da água no cultivo da cebola com adição de biocarvão e cobertura com fitomassa em condições de restrição hídrica

Autores

  • Rosalha Oliveira Albuquerque Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Álvaro Luis Mafra Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tamires M Matias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Estela B Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de uso da água na produção de cebola com aplicação ao solo de biocarvão, com cobertura de fitomassa, em condição de restrição hídrica. O biocarvão representa alternativa viável e conservacionista no manejo da cultura. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, com tratamentos em fatorial 3x2x2x2, com três doses de biocarvão (0, 20 e 40 Mg ha-1 de cinza leve de termoelétrica); duas doses de fitomassa de aveia e azevém como cobertura do solo (0 e 6 Mg ha-1 de massa seca de palha); com e sem restrição de água (90 e 60% da umidade na capacidade de vaso); em dois tipos de solo (Cambissolo Húmico arenoso e Nitossolo Bruno), com quatro repetições, em delineamento inteiramente casualizado. As doses crescentes de biocarvão com palha no Nitossolo elevaram o comprimento foliar e a produção de massa seca foliar da cebola sem restrição hídrica.  Os solos manejados a 60% de restrição hídrica não apresentaram efeitos positivos na massa seca. A cebola respondeu positivamente no Nitossolo com adição do biocarvão associado com a cobertura morta a 90% de restrição hídrica.

Biografia do Autor

Rosalha Oliveira Albuquerque, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Solos

Álvaro Luis Mafra, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Solos

Tamires M Matias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Solos

Estela B Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Solos

Referências

“AGUIAR, C. C.; et al”. Análise das características da agricultura familiar no município de Erval Velho, SC. Unoesc & Ciência, v. 8, n. 1, p.15-24, 2017.

“ALLIAUME, F.; et al”. Modelling soil tillage and mulching effects on soil water dynamics in raised-bed vegetable rotations. European Journal of Agronomy, v. 82, p. 268–281, 2017.

“FERREIRA, D. F”. SISVAR: um programa para análises estatísticas e ensino de estatística. Revista Symposium, Lavras, v.6, p.36-41, 2011.

“HAN, L et al”. Biochar's stability and effect on the content, composition and turnover of soil organic carbon. Geoderma, 2020, v 364, p. 114-184.

“RAZZAGHI, F.; OBOUR, P.B.; ARTHUR, E”. Does biochar improve soil water retention? A systematic review and meta-analysis. Geoderma, 2020, 361, 114055.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Edição

Seção

DIÁLOGOS AGROECOLÓGICOS V