As práticas artesanais aliadas da conservação da agrobiodiversidade em Ibarama-RS

Autores

Resumo

O artesanato, para muitas comunidades rurais, tem se tornado uma alternativa de renda e novas possibilidades de trabalho, principalmente para as mulheres. O artesanato produzido com partes de plantas tem sido uma estratégia interessante para um grupo de agricultores de Ibarama/RS que, através desta atividade, impulsionam a manutenção de cultivares crioulas. Sendo assim, o objetivo deste resumo é apresentar que a produção de artesanatos é uma aliada em estratégias de conservação da agrobiodiversidade crioula. Foram analisadas 13 famílias de guardiões de sementes crioulas em Ibarama/RS e identificadas as espécies mantidas e a sua utilização na confecção dos artesanatos. Foram identificadas cinco espécies mantidas com o intuito alimentar e também para a confecção de artesanatos, sendo elas trigo, feijão, milho, porongos e melão-de-são-caetano. Mesmo que esta pesquisa esteja centrada na análise em apenas um município, é possível constatar que a confecção de artesanatos contribui para a conservação da agrobiodiversidade crioula e também se apresenta como uma possibilidade de renda para as famílias. 

Referências

GAVIOLI, F. R. Agrobiodiversidade e manejo de recursos locais no assentamento rural Monte Alegre, SP, Brasil. REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 5, n. 1, jul/dez. 2012. p. 1-16.

KAUFMANN, M. P. As tramas do milho crioulo: interações complexas do melhoramento genético em Ibarama/RS. 2021. 256 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

LAMARCHE, H. (cord). A agricultura familiar I: uma realidade multiforme. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

MACHADO, A. T.; SANTILLI, J.; MAGALHÃES, R. A agrobiodiversidade com enfoque agroecológico: implicações conceituais e jurídicas. Embrapa Informação Tecnológica. Brasília, DF. 2008. (Texto para discussão, 34).

MELLO, C. I. O artesanato rural na dinâmica do desenvolvimento territorial – entre a preservação e a comercialização. Revista IDeAS. v.9, n. 1, 2015.

SANTILLI, J. Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores. São Paulo: Peirópolis, 2009.

SCHNEIDER, S., CONTERATO, M.A., KOPPE, L.R., SILVA, C.C. A pluriatividade e as condições de vida de agricultores familiares do Rio Grande do Sul. In: SCHNEIDER, S. (Org.) A diversidade da agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p.137-165.

TEDESCO, J. C. Modernização, patrimônio cultural e dinâmicas familiares – estratégias camponesas e territoriais de desenvolvimento no Centro-Norte do RS. RURIS. V. 4, n. 1, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Edição

Seção

DIÁLOGOS AGROECOLÓGICOS I