Agroecologia como componente formativo curricular do Ensino Médio em Santa Catarina

Autores/as

  • Schayanne Matos Henrique Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0003-3166-4873
  • Álvaro Luiz Mafra Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0002-6751-4837
  • Jéssica Carolina Faversani Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tamires Manoel Matias Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumen

A agroecologia se fundamenta em práticas agrícolas sustentáveis. No território catarinense, nos itinerários formativos do Ensino Médio, a agroecologia reforça o compromisso com a educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Objetivo desta pesquisa foi explorar as relações entre a temática agroecologia e o currículo do Ensino Médio do território catarinense. Para metodologia, desenvolveu-se análise documental, os textos foram submetidos à análise lexical no programa Iramuteq. Nos resultados, observou-se que a agroecologia estabelece relações com consumo e produção sustentável, bioética, debate, manutenção, qualidade e consciência ambiental, ação humana, economia e agricultura. Sua relevância se reflete na necessidade de mudanças urgentes nos sistemas alimentares mundiais e na forma como as sociedades lidam com as questões ambientais. Sua presença nas diretrizes educacionais permite aos estudantes e professores aprimorarem uma abordagem holística e integral do tema.

Publicado

2025-07-30