Feijão biodinâmico com a utilização de ultradiluições homeopáticas

Autores

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de um experimento com feijão biodinâmico e utilização de ultradiluições homeopáticas, realizado no espaço experimental biodinâmico do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo do trabalho foi mensurar o crescimento vegetativo e a produtividade do feijão biodinâmico submetido às aplicações de ultradiluições homeopáticas de sulphur e carbo vegetabilis. A metodologia do trabalho consistiu na aplicação de 3 tratamentos: T1 (testemunha); T2 (biodinâmico); T3 (biodinâmico com ultradiluições homeopáticas), distribuídos em 6 repetições de blocos intercalados. Em termos analíticos o trabalho é qualitativo e quantitativo: a abordagem qualitativa baseou-se na observação e registros fotográficos sobre comportamento do sistema de cultivo em todas as suas etapas; a abordagem quantitativa consistiu na medição do crescimento vegetativo, na pesagem de massa seca e na realização de análises estatísticas de variância com a utilização do Programa Sisvar. Os resultados indicaram que houve diferenças estatísticas significativas para o crescimento vegetativo de T3 em relação a T2 e de T3 e T2 em relação a T1. Em relação à produtividade, T3 e T2 tiveram maior produtividade em relação à T1, porém, as diferenças não foram significativas em termos estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber José Bosetti, UFSC

Estudo e pesquisa nas áreas de extensão e desenvolvimento rural, agricultura biodinâmica e economia rural.

Antônio Lunardi Neto, UFSC

Professor de Solos do Departamento de ciências naturais e sociais (CNS) do centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSC.

Referências

BACKES, R. L; HEMP, S. A soberania do feijão. Revista Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.27, n.1, mar./jun. 2014.

CQFS. Comissão de Química e Fertilidade do Solo - RS/SC. Manual de calagem e adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 376 p., 2016.

DEFUNE, G. Cultivos Integrados. Curso de especialização em agricultura biodinâmica. Botucatu-sp: Instituto Elo, 2000.

HAHNEMANN, S. Organon da arte de curar. 6ª Edição. Robe Editorial, 2001.

MIKLÓS, A. A. W. Agricultura biodinâmica, nutrição e desenvolvimento humano. São Paulo: Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, 2019.

PARIZOTTO, C.; et. al. Produtividade de feijão no sistema orgânico sob doses de cama de aves em plantio direto. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – V. 11, N. 2, 2016.

PEREIRA, L. B. Manejo da adubação na cultura do feijão

em sistema de produção orgânico. Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 45, n. 1, p. 29-38, jan./mar. 2015.

STEINER, R. Fundamentos da agricultura biodinâmica: vida nova para a terra. São Paulo: Antroposófica, 2017.

TICHAVSKY, R. Manual de agrohomeopatia. Nuevo Léon-México, Instituto Comenius, 2007.

THUM, M. O trabalho na terra e as constelações. Botucatu-SP: Centro Démeter, 1986.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Edição

Seção

DIÁLOGOS AGROECOLÓGICOS IV