Transposição de Galharia na Ilha de Santa Catarina

Autores

  • Gabriela Ronchi Dal-Toé Centro de Ciências Agroveterinárias - UDESC

Resumo

Este trabalho pretende apresentar as atividades realizadas no período de setembro a dezembro de 2021 no Instituto Çarakura situado em Florianópolis/SC. No decorrer foram realizadas diversas atividades, a de maior destaque foi a técnica de nucleação conhecida com transposição de galharia, em duas áreas de praia. O objetivo desse trabalho foi recuperar áreas degradadas utilizando uma técnica barata e eficiente, presando pelo meio ambiente, favorecendo a fauna e flora nativa. As atividades foram realizadas com a equipe de estagiários e voluntários do Instituto Çarakura e a comunidade local.  A transposição de galharia se mostrou eficiente quanto a atração da micro, meso e macrofauna. Dessa forma, a técnica foi eficaz em propagar a biodiversidade, auxiliando na nutrição do solo e na regeneração natural.

Referências

COSTA, M.G.C. Transposição de galharia como técnica de restauração de áreas degradadas: uma avaliação da eficiência do método na atração defauna.2009.

GHIZELINE, A. M.; AUER, C.G..; PIMENTEL, I.C. Fungos presentes em acículas de Pinus taeda em estágios de decomposição no campo. Embrapa Florestas-Artigo em periódico indexado (ALICE), 2006.

GUERREIRO, M. F. et al. Introdução de árvores em sistemas de produção agrícola no bioma Mata Atlântica na região Sudeste. Embrapa Pecuária Sudeste-Fôlder/Folheto/Cartilha (INFOTECA-E), 2013.

NANNI, A.; NÓR, S. Ensinando Permacultura. 2020.

SANTOS, D.C. Avaliação estrutural da fauna de vertebrados terrestres em área de restauração por transposição de galharia em ambiente de cerrado. 2017.

YARRANTON, G. A.; MORRISON, R. G. Spatial dynamics of a primary succession:

nucleation. The Journal of Ecology, p. 417-428, 1974.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Edição

Seção

DIÁLOGOS AGROECOLÓGICOS V