ESCOLA: PROMOVENDO APRENDIZAGEM COOPERATIVA ATRAVÉS DOS JOGOS COOPERATIVOS

Autores

  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luana Caetano de Medeiros Lima EEMTI Adahil Barreto Cavalcante e UECE

Palavras-chave:

Escola, Educação física, Jogo cooperativo, Aprendizagem cooperativa.

Resumo

O artigo tem como objetivo compartilhar experiências lúdicas educativas com jogos cooperativos no âmbito de uma escola pública no Estado do Ceará. O estudo foi desenvolvido em 2019 em parceria com Centro de Estudo Sobre Ludicidade e Lazer, do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará e a escola pública EEMTI Adahil Barreto Cavalcante localizada no município de Maracanaú. A experiência aqui apresentada foi desenvolvida nas aulas de educação física do primeiro ano do ensino médio com a participação de uma professora e duas alunas que recriaram e desenvolveram o playtest do jogo cooperativo El Frutal, da Haba, denominado de Nexialuno na perspectiva de disseminar entre os 103 discentes, da primeira série do ensino médio. A experiência educativa baseou-se na Game-Based Learning, tida como um tipo de metodologia ativa, pensada, em suas primeiras aplicações, para ensinar jovens. As vivências pedagógicas simuladas através de jogos são interessantes por promover a interação entre pessoas e proporcionar experiências em um ambiente capaz de ser seguro e democratizado. Para este estudo utilizamos as seguintes técnicas investigativas: observação participante e aplicabilidade de um questionário. Assim, realizamos três momentos de nossas ações: no primeiro momento o docente e os discentes envolvidos no processo, recriaram o jogo cooperativo com a temática centrada nas competências essenciais aos alunos que ingressam no ensino médio. No segundo momento, focamos na vivência e reflexão do jogo cooperativo. O terceiro e último momento verificarmos a opinião dos envolvidos no processo, sobre como se sentiram ao vivenciarem o jogo. Algumas conclusões parciais: i) com relação aos jogos cooperativos maioria dos discentes sabe o que significa e desejam que seja um conteúdo presente nas aulas de educação física. ii) Já com relação ao jogo cooperativo Nexialuno, criado pelos discentes juntamente com a professora de educação física, os alunos gostaram de vivenciar e afirmaram que o mesmo possibilitou a aquisição de novos conhecimentos com relação às competências necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Para nós os jogos estão ligados a cultura e se tornam referências conhecidas por estudantes em que podem relacionar os jogos a suas histórias de vida.

Biografia do Autor

Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Doutor pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona – UB. Graduado em Educação Física. Coordenador do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) composto pelos projetos de extensão universitária: Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO), Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer, Museu do Brinquedo de Fortaleza (MBF), BRINCAR NA UFC: UM DIREITO DE TODOS, BRINCAR PARA INCLUIR e a Unidade Móvel BRINCARMÓVEL da UFC.

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Publicado

2020-12-22