AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE TÊM NO RITMO SEU SOLO DE ANCORAGEM: UM RELATO DE DOCÊNCIA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Mariana Zamberlan Nedel Colégio de Aplicação da UFSC

Palavras-chave:

Educação Física, Música, interdisciplinaridade, corpo, ritmo

Resumo

O presente texto traz um relato de experiência, da minha experiência docente, enquanto professora de Educação Física de turmas de 7os anos do Colégio de Aplicação da UFSC. Diante de minha caminhada como docente, paralelamente à área da música, busquei realizar aqui diálogos com autores em busca de compreender como e de que forma as áreas de educação física e música se inter-relacionam. Deparando-me então com o corpo, mais especificamente o corpo vivente, já que ambas as áreas têm nele o espaço primordial de suas ações e vivências, utilizando-o como meio de ação e expressão, modos esses de realização de todo ser humano que bem podem significar a promoção de uma educação libertadora. Neste relato descreverei, ainda, algumas atividades interdisciplinares que tenho desenvolvido com os alunos dessa série, as quais têm no ritmo seu solo de ancoragem, tais como: expressão corporal, percussão corporal, capoeira, jogos de mãos e copos e danças regionais.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES