A ALTERIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ESFERA ESCOLAR

Autores

  • Nara Caetano Rodrigues Colégio de Aplicação, Mestrado Profissional em Letras, UFSC

Palavras-chave:

escola, produção de conhecimento, alteridade

Resumo

Nesse texto, apresentamos uma reflexão acerca da produção de conhecimento na escola, a partir da noção bakhtiniana de alteridade. Para tanto, analisamos o texto de uma estudante de 9º Ano do ensino fundamental, após viver a experiência em um projeto interdisciplinar de iniciação científica, desenvolvido ao longo de um ano letivo, envolvendo planejamento, saídas a campo e sistematização em equipes de estudantes-pesquisadores, sob a supervisão de um professor-orientador. Na voz de Lara, constatamos a explicitação de um aprendizado que se tece nas relações dialógicas, nos encontros com os outros com os quais a estudante interage nas várias etapas do processo de pesquisa: colegas, professor-orientador e entrevistados.

Biografia do Autor

Nara Caetano Rodrigues, Colégio de Aplicação, Mestrado Profissional em Letras, UFSC

Possui graduação em Letras (1990), mestrado em Letras-Linguística (1997) e doutorado em Linguística (UFSC/2009); pós-doutorado pela (UNICAMP/2014). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, lotada no Colégio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação e membro do corpo docente do PROFLETRAS/UFSC. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros discursivos, análise dialógica do discurso, pesquisa na escola e formação de professores. A fundamentação teórica de referência provém dos estudos do Círculo de Bakhtin.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

_____. (VOLOCHINOV). (1929) Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. do francês por Michael Lahud e Yara F.Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREITAS, Luiz Carlos de. Novo aluno ou novo estudante? Avaliação educacional – Blog do Freitas. Disponível em http://avaliacaoeducacional.com/2015/09/12/novo-aluno-ou-novo-estudante/ Acesso em 13/09/2015.

GERALDI, João Wanderley. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética através da estética. In. GERALDI, J. W. Ancoragens – estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 103-122.

SILVEIRA, José Carlos da. RODRIGUES, Nara Caetano; VANDRESEN, Lisiane; HOEPERS, Bruna. Escola e produção de conhecimento: uma relação possível. In PRADO, Guilherme do Val; SERODIO, Liana arrais; PROENÇA, Heloísa Helena Dias Martins. (Orgs.). Teu olhar transforma o meu? Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 10 DE JULHO DE 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf Acesso em 17/06/2015.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS