Abajo de las escaleras

Autores

  • Mariana D'El Rey Martins UFSC
  • Sandra Mendonça Colégio de Aplicação, UFSC

Palavras-chave:

Trabalho, Terceirização, Precarização

Resumo

Esta pesquisa analisa as condições de trabalho dos funcionários de serviços gerais, terceirizados, vinculados à Escola Superior de Comércio Manuel Belgrano, no que tange à satisfação no exercício da função e à valorização da categoria dos funcionários de serviços gerais. Além disso, diante da substituição da mão-de-obra terceirizada pela contratação direta de funcionários, que aconteceu na referida escola no curso de 2014, incluiu-se como objetivo de pesquisa compreender os motivos que levaram a mudança no modo de contratação dos funcionários de serviços gerais. Entre os resultados obtidos, constataram-se divergências nas opiniões de professores, estudantes e funcionários administrativos no que diz respeito à contratação dos funcionários de serviços gerais. O término de contratação de terceirizados ocorreu por motivos financeiros, pois a contratação direta seria menos dispendiosa à Escola Manuel Belgrano, tendo a satisfação dos trabalhadores no exercício de suas funções.

Referências

DUCK, M. G. Terceirização: (Des)fordnizando a fábrica: um estudo do complexo petroquímico. São Paulo: Boitempo, 1999.

SANTOS, Flexibilização das normas trabalhistas e sua constitucionalidade. In: Portal JUS. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/12200/flexibilizacao-das-normas-trabalhistas-e-sua-constitucionalidade Acesso: 04/01/2014.

FALVO, Josiane Fachini. Balanço da regulamentação da terceirização do trabalho na América Latina. In.: Revista da ABET. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php /abet/article/view/15492 Acesso 28/06/2014.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA