Gênero e diversidade em espaços formais de educação e trabalho: uma resenha da tríade de Coletâneas Gênero, linguagens e etnicidades; Gênero educação e trabalho; Gênero sexualidade e corpo

Autores

  • Eriziane de Moura Silva Rosa Mestrado Profissional UFG-RC
  • Angélica Alves Bueno Mestrado Profissional - UFG-RC

Palavras-chave:

Gênero, Ensino, Educação

Resumo

Trata-se da resenha da tríade de Coletâneas "Gênero: Linguagens e Etnicidades", "Gênero: educação e trabalho" e "Gênero: sexualidade e Corpo". Organizada pelo grupo Dialogus – Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalhado, da UFG-RC,  a partir de pesquisas desenvolvidas por pesquisadore/as que cursaram a Especialização  de Genero e Diversidade no período de 2010 a 2012.. As preocupações primordiais dos textos refletem esmeradas pesquisas sobre as questões de gênero em dimensões que vão desde práticas socioculturais e religiosas até experiências fictícias que expressam realidades de mulheres silenciadas, bem como o campo da homoafetividade na literatura e na arte. A tríade de Coletâneas apresentam trabalhos resultantes de investigação criteriosa e que demonstram a urgência em se tratar, no âmbito da academia, as relações que caracterizam o fazer humano marcado por gêneros e diversidades tendo como propósito dar suporte às práticas educativas de professores/as.

Biografia do Autor

Eriziane de Moura Silva Rosa, Mestrado Profissional UFG-RC

É mestranda em Historia pela UFG – Regional Catalão – Departamento de Historia e Ciências Sociais – Programa de Pós –graduação em Historia – Mestrado Profissional . Catalão – Goiás - Brasil. Com projeto DESAFIOS E PERSPECTIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: uma experiência no primeiro ano do ensino fundamental, sob a orientação da Profa. Dra. Eliane Martins de Freitas. Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Goiás (1996). Especialização em História, Cultura e poder pela Universidade Federal de Goiás; Especialização em Gênero e Diversidade pela Universidade Federal de Goiás; Especialização em Planejamento Educacional e Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de História e de Educação, com ênfase em Historia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero; diversidade; identidade, escravidão e memória. Atualmente é docente da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto – Goiás e da Secretaria Municipal de Educação do Município de Catalão. Recebeu em 2004 o premio Professores do Brasil pela realização do projeto "Cidadania não tem idade" .

Angélica Alves Bueno, Mestrado Profissional - UFG-RC

Professora da Rede pública Municipal de Catalão Goiás desde 1996. Atuando na Educação Básica atualmente. Experiência com escolas multisseriadas, alfabetização/ letramento, Ensino Fundamental II, alfabetização de adultos. Formada em Magistério, História e Pedagogia. Pós graduada em História do Brasil, em História Cultura e poder e em Gênero e Diversidade na Escola. Professora Orientadora do PNAIC no ano de 2013. Cursando Mestrado Profissional em História pela Universidade Federal de Goias - Regional Catalão- Goiás. Pesquisando Ensino, História e Práticas Educativas. Orientador Doutor Luiz Carlos do Carmo. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Resenhas