Indústria de manufatura e Plano Real: uma análise do processo de desindustrialização

Authors

  • Cássio da Silva Brum UFSM
  • Luiza Agnes Acosta UFSM
  • Aline Beatriz Schuh IFRS
  • Daniel Arruda Coronel UFSM

Abstract

O Plano Real, implementado em 1994, destacou-se como a medida mais eficaz após uma série de iniciativas malsucedidas para conter o processo inflacionário. Com a introdução da Unidade Real de Valor (URV), foi possível estabilizar os preços relativos, rompendo com a inércia inflacionária que afetava o país. A vista disto, este artigo tem como objetivo analisar o comportamento da indústria de manufatura brasileira, no período pós-Plano Real, com o intuito de verificar se a estabilidade macroeconômica teve influência no processo de desindustrialização da economia brasileira. Os resultados indicaram que, no longo prazo, a taxa real de juros, os salários reais, a taxa de câmbio real efetiva e os termos de troca tiveram influências negativas e significantes na indústria. Já na dinâmica de curto prazo, a partir da função impulso-resposta, somente a taxa de câmbio mostrou uma relação contrária à de longo prazo. Em suma, as altas taxas reais de juros praticadas no país parecem ter sido um fator crucial para a desindustrialização do país no período pós implementação do Plano Real.

Author Biographies

  • Cássio da Silva Brum, UFSM

    Acadêmico de Economia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq. E-mail: cassio.brum@acad.ufsm.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-2332- 3300.

  • Luiza Agnes Acosta, UFSM

    Acadêmica de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq. E-mail: luiza.agnes@acad.ufsm.br. ORCID: https://orcid.org/0000- 0002-9361-6722.

  • Aline Beatriz Schuh, IFRS

    Professora de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). E-mail: abschuh@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3012-7843.

  • Daniel Arruda Coronel, UFSM

    Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos programas de pós-graduação (stricto sensu) em Administração Pública, em Gestão de Organizações Públicas e de Economia e Desenvolvimento da UFSM. Bolsista de Produtividade do CNPq. E-mail: daniel.coronel@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0264-6502.

Published

2024-12-17