A verticalização seletiva como processo de valorização especulativa da paisagem: o caso da Ponta do Coral em Florianópolis (SC)
Resumen
O processo de verticalização das cidades latino-americanas tem sido naturalizadas pela sociedade em geral, especialmente como objeto a ser consumido. A valorização e os impactos decorrentes na paisagem não são discutidos ou levados em consideração no momento do planejamento, em muitos casos. A captação do lucro e a otimização máxima do solo é tônica do debate e das pressões exercidas sobre o Estado em benefício de interesses particulares. O caso da Ponta do Coral é emblemático nesse sentido, o debate que se iniciou a 40 anos é premente para garantia dos espaços públicos na cidade e para a preservação da paisagem historicamente herdada.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
2021-05-28
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.