Subdesenvolvimento e Universidade: a problemática na formação de professores de Química
Resumo
Atualmente, a Universidade Pública brasileira enfrenta uma crise generalizada, tanto interna quanto externamente, especialmente nos cursos de licenciatura em Química. Professores que não possuem conhecimento adequado sobre como ensinar estão responsáveis por "formar" outros professores. Esses educadores, desconectados da realidade política de subdesenvolvimento e dependência da América Latina, supostamente preparam novos professores que, na verdade, recebem uma formação extremamente deficiente. O discurso predominante em periódicos, seminários e congressos gira em torno de metodologias ativas e/ou alternativas, combinadas com a diversificação de recursos didáticos. No entanto, essa abordagem é pura superficialidade. Essas práticas não conseguem nem arranhar a superfície da crise educacional no Brasil e, de maneira análoga, estão a anos-luz de qualquer solução efetiva para superá-la.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.