Da redução sociológica à redução pedagógica: elementos para uma leitura crítica da educação brasileira

Autor/innen

  • Gilvan de Oliveira Rios Maia Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Abstract

Neste artigo, buscamos apresentar o conceito de redução sociológica e indicar a redução pedagógica como uma alternativa para a construção de atitude crítica capaz de superar a adoção acrítica de teorias e conceitos produzidos nos países centrais sem uma profunda revisão da sua importância e impactos na compreensão das questões nacionais. A teoria marxista da dependência foi tomada como um caso exemplar da atitude redutora – segundo Alberto Guerreiro Ramos. Nossa preocupação com o campo pedagógico resultou numa breve análise do conceito de interdisciplinaridade, apontando que em sua acepção central não apresenta novidades frente às ideias concebidas em solo nacional. A adoção sistemática do discurso interdisciplinar nos documentos de currículo sugere a ausência de uma atitude de redução pedagógica.

Veröffentlicht

2024-08-09

Ausgabe

Rubrik

Artigos