Da redução sociológica à redução pedagógica: elementos para uma leitura crítica da educação brasileira
Résumé
Neste artigo, buscamos apresentar o conceito de redução sociológica e indicar a redução pedagógica como uma alternativa para a construção de atitude crítica capaz de superar a adoção acrítica de teorias e conceitos produzidos nos países centrais sem uma profunda revisão da sua importância e impactos na compreensão das questões nacionais. A teoria marxista da dependência foi tomada como um caso exemplar da atitude redutora – segundo Alberto Guerreiro Ramos. Nossa preocupação com o campo pedagógico resultou numa breve análise do conceito de interdisciplinaridade, apontando que em sua acepção central não apresenta novidades frente às ideias concebidas em solo nacional. A adoção sistemática do discurso interdisciplinar nos documentos de currículo sugere a ausência de uma atitude de redução pedagógica.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.