Literatura e descolonização na América Latina. Os casos: Gabriela, cravo e canela de Jorge Amado e Trilogía sucia de La Habana de Pedro Juan Gutiérrez

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Abstract

Este artigo busca compreender as obras Gabriela, cravo e canela (1958) do escritor brasileiro Jorge Amado e Trilogía sucia de La Habana (1998) do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez como modelos da literatura nos trópicos que devem ser (re)lidos a partir do entendimento dos movimentos descoloniais dos seus autores, de romperem com modelos hegemônicos, originários, sobretudo, da Europa, e de buscarem caminhos mais condizentes com as suas perspectivas de criação. Tal movimento é defendido aqui como uma descolonização literária latino-americana, fundamentada a partir de uma necessária retomada da teoria crítica literária de Santiago (2000) sobre o entre-lugar do discurso latino-americano, que nos serviu como fio condutor crítico-metodológico durante as investigações e análises, literárias e culturais, que foram realizadas. Como principais resultados obtidos, destacam-se os recursos evidenciados nas obras que atestam os movimentos descoloniais dos escritores.

Autor/innen-Biografie

Daniel Mendes, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Ciências na área da Integração da América Latina (USP). Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA). Bacharel em Comunicação-Jornalismo (UFBA).

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Veröffentlicht

2022-06-02

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