Literatura e descolonização na América Latina. Os casos: Gabriela, cravo e canela de Jorge Amado e Trilogía sucia de La Habana de Pedro Juan Gutiérrez

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Resumo

Este artigo busca compreender as obras Gabriela, cravo e canela (1958) do escritor brasileiro Jorge Amado e Trilogía sucia de La Habana (1998) do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez como modelos da literatura nos trópicos que devem ser (re)lidos a partir do entendimento dos movimentos descoloniais dos seus autores, de romperem com modelos hegemônicos, originários, sobretudo, da Europa, e de buscarem caminhos mais condizentes com as suas perspectivas de criação. Tal movimento é defendido aqui como uma descolonização literária latino-americana, fundamentada a partir de uma necessária retomada da teoria crítica literária de Santiago (2000) sobre o entre-lugar do discurso latino-americano, que nos serviu como fio condutor crítico-metodológico durante as investigações e análises, literárias e culturais, que foram realizadas. Como principais resultados obtidos, destacam-se os recursos evidenciados nas obras que atestam os movimentos descoloniais dos escritores.

Biografia do Autor

Daniel Mendes, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Ciências na área da Integração da América Latina (USP). Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA). Bacharel em Comunicação-Jornalismo (UFBA).

Referências

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Publicado

2022-06-02

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Artigos