Desenvolvimentismo, Dependência, Nacionalismo e Socialismo: Notas teóricas, os governos Lula e Dilma e o cenário pós-golpe de 2016
Abstract
O ensaio tem como objetivo problematizar a difusa e pouco rigorosa categoria interpretativa do “nacional-desenvolvimentismo”, assinalando contornos conceituais e teóricos que possibilitem distinguir o desenvolvimentismo do nacionalismo, a partir da mobilização parcial do debate intelectual promovido entre os anos 1940 e 1960, envolvendo estudiosos associados à Cepal e ao Iseb. Ademais, ressalto críticas tecidas pela teoria marxista da dependência ao desenvolvimentismo. A partir dessa digressão teórica, tem-se em vista descrever e analisar aspectos que tipificaram o chamado “neodesenvolvimentismo” dos governos Lula e Dilma, sublinhando limitações e desdobramentos político-econômicos que envolveram o golpe de 2016 e o cenário posterior, ainda em aberto, marcado pela intensificação da dependência econômica e tecnológica, como também pela potencialidade de gestar uma crise terminal do desenvolvimentismo. O ensaio se insere no entrecruzamento das linhas de conhecimento das Histórias Intelectual, Política e Econômica.
Palavras chave: Desenvolvimentismo, Nacionalismo, Governos Lula e Dilma, Dependência, Capital estrangeiro.
Downloads
Zusätzliche Dateien
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.