A Revolução Cidadã: o governo Rafael Correa e os movimentos sociais no Equador

Autor/innen

  • Gustavo Menon PUC-SP

Abstract

O presente artigo pretende analisar a participação dos movimentos sociais no governo Rafael Correa (2007-2012).  Com uma proposta de governo claramente antineoliberal, o Equador passa hoje por um conjunto transformações bastante significativas.

A maior participação do Estado como controlador do mercado petrolífero; a contestação da dívida pública (interna e externa); a crítica à dolarização na economia; o alinhamento da política externa com o bloco chavista, juntamente com a proclamação de uma nova constituição, são apenas alguns aspectos de caracterizam o atual governo.

Mas quem seriam os agentes por de trás dessas transformações? Quais são as bases de sustentação de um governo que passou recentemente por uma tentativa de golpe?

Autor/innen-Biografie

Gustavo Menon, PUC-SP

Gustavo Menon, docente na Faculdade de Ciências em Guarulhos - FACIG. Mestrando em Ciências Politicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Núcleo de Pesquisas Tecnologias da PUC-SP (NPT-PUC/SP).

Veröffentlicht

2012-08-24

Ausgabe

Rubrik

Artigos