A Revolução Cidadã: o governo Rafael Correa e os movimentos sociais no Equador
Résumé
O presente artigo pretende analisar a participação dos movimentos sociais no governo Rafael Correa (2007-2012). Com uma proposta de governo claramente antineoliberal, o Equador passa hoje por um conjunto transformações bastante significativas.
A maior participação do Estado como controlador do mercado petrolífero; a contestação da dívida pública (interna e externa); a crítica à dolarização na economia; o alinhamento da política externa com o bloco chavista, juntamente com a proclamação de uma nova constituição, são apenas alguns aspectos de caracterizam o atual governo.
Mas quem seriam os agentes por de trás dessas transformações? Quais são as bases de sustentação de um governo que passou recentemente por uma tentativa de golpe?
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.