MÚSICAS NORTE-AMERICANAS DE PROTESTO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Resumo
Este artigo expõe resultados de um estudo cujo objetivo foi compreender como se constituem os sentidos em algumas letras de músicas de protesto escritas nos Estados Unidos no século XX. Filiada à concepção bakhtiniana de texto e de discurso,a leitura aqui praticada acredita que todo texto se constitui por sua relação com outros textos e que, por esta razão, não é somente uma sequência de palavras e frases organizadas logicamente, mas uma unidade comunicativa formada por linguagem,sujeito,história e sociedade relacionados dialogicamente. A leitura dialógica dos textos selecionados demonstrou que o sentido nas músicas enquanto enunciados se dá pelo diálogo entre vozes que pertencem a diversos grupos sociais cujo interesse nem sempre é concordante, principalmente quando o assunto que lhes toca de modo comum diz respeito aos direitos civis. Pertencentes a religiosos, a governantes autoritários, a quem é a favor (ou contra) a guerra, aos que denunciam a omissão que atinge alguns e o preconceito que humilha outros,as vozes em diálogo trazem velhos e novos discursos à tona fazendo com que a música de protesto presuma responsividade aos avanços e retrocessos da sociedade estaduniense através das décadas.
Palavras-Chave: Músicas norte-americanas de protesto. Concepção bakhtiniana. Relações dialógicas. Linguagem.