EDGAR ALLAN POE NO FACEBOOK: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Língua inglesa, Novas tecnologias, Literatura, Leitura.Resumo
Este artigo objetiva apresentar a possibilidade de uso do Facebook como um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para o ensino-aprendizagem de língua inglesa para os alunos do Ensino Médio. Apresentamos como o trabalho com o texto literário pode instigar discussão e auxiliar na ampliação da compreensão leitora dos alunos. Para isso, selecionamos a obra A dream within a dream, de Edgar Allan Poe, e apresentamos sugestões de atividades que podem ser realizadas dentro de um grupo criado no Facebook, no qual alunos e professores podem interagir e construir sentidos juntos. Primeiramente, apresentamos a Web 2.0 e a maneira como as ferramentas que ela apresenta permitem maior interação online. Em seguida, tecemos algumas considerações acerca da leitura na era digital e como novos gêneros discursivos têm surgido nesse ambiente. Então, apontamos razões pelas quais a Literatura de língua inglesa deve ser introduzida nas aulas dessa língua estrangeira. Por fim, apresentamos brevemente o autor e a obra escolhida e discutimos a possibilidade de promover uma discussão acerca de como podemos utilizar o Facebook como um AVA para alunos do Ensino Médio.Downloads
Edição
Seção
Artigos