Eugenia e simetria de relações ou da impossibilidade da necessária independência moral a partir da permissibilidade da eugenia
Mots-clés :
Habermas, Eugenia, ética, discurso, simetria.Résumé
O objetivo deste texto é apresentar aquilo que, para Habermas, é uma das implicações da permissibilidade da eugenia, a saber, a quebra na simetria de relações. Para fazermos isso, num primeiro momento, apresentaremos como o ato da eugenia é uma decisão unilateral que não leva em conta nem mesmo hipoteticamente os futuros interesses do feto, ainda que este já participe de forma indireta do discurso moral. Num segundo momento, mostraremos a importância da simetria nas relações humanas, principalmente no que tange à escolha das regras morais da comunidade de falantes. Num terceiro momento, de posse da importância da simetria para as relações morais em comunidades de fala, mostraremos como a simetria é quebrada em se tratando de eugenia, condenando o ser manipulado a uma dependência irreversível no âmbito do discurso e tornando para sempre assimétrica a relação entre aquele que produz e aquilo que é produzido.Téléchargements
Publiée
2015-03-16
Numéro
Rubrique
Varia
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).