O problema linguístico de uma ética sem ontologia
Palavras-chave:
Ética, Linguagem, Ontologia.Resumo
Retomamos aqui o problema da relação entre ética e ontologia pelo viés da linguagem. Trata-se especificamente de analisar criticamente o desenvolvimento contemporâneo de uma temática que teve Emmanuel Levinas como um dos principais expoentes, mas que conta com as recentes contribuições de Hilary Putnam. Estabelecemos programaticamente um debate entre a tradição fenomenológica e a pragmática nas figuras desses dois pensadores em torno da possibilidade linguística de uma ética sem ontologia. Essa confrontação visa, em certa medida, determinar a validade e os limites de cada perspectiva para então esboçar apontamentos de uma possível configuração para a abordagem do problema em questão.
Referências
DALL’AGNOL, D. Ética e Linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. Florianóplis/São Leopoldo: Edufsc/Edunisinos, 2005.
DERRIDA, J. Violência e metafísica. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.
GAITA, R. Good and evil. New York: Routledge, 2004.
LEVINAS, E. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.
______. De l’evasion. Paris: Fata Morgana, 1982.
______. É a ontologia fundamental? Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 2005.
______. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 2008.
PUTNAM, H. Ethics without ontology. Cambridge: Harvard University Press, 2004.
______. How not to solve ethical problems. Realism with a human face. Harvard University Press: Cambridge, 1992, p.179-192
______. Jewish philosophy as a guide to life. Bloomington: Indiana University Press, 2008.
______. Levinas and Judaism. Cambridge companion to Levinas. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
SATTLER, J. L’éthique du tractatus : non-sens, stoïcisme et le sens de La vie. Pelotas: Dissertatio, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).