Paul Ricoeur: elementos estéticos na imaginação poética e figurativa
Palavras-chave:
Imaginação, Fenomenologia, Esquematismo, Ricoeur, Amalric.Resumo
O tema da imaginação poética tem sido discutido nos últimos anos por autores franceses e americanos que admitem a centralidade da imaginação na filosofia de Paul Ricoeur, autores como Castro (2002), Taylor (2006), Cottin (2011) e Amalric (2012). Como demonstram os comentadores de Ricoeur, a imaginação atua dentro de seu projeto filosófico principalmente como uma síntese aos moldes kantianos. Obter clareza sobre seu funcionamento dentro de um contexto estético representa, para nós, um ganho fundacional para toda teoria que pretenda ser baseada na imaginação poética. Privilegiaremos o debate com Amalric pela renovação do vocabulário realizada por ele.
Downloads
Publicado
2015-03-16
Edição
Seção
Artigos - Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).