Na urdidura das narrativas com barrageiros: as tramas formadas pela psicossociologia e a hermenêutica
Palavras-chave:
Narrativa, Barrageiro, Psicossociologia, Hermenêutica.Resumo
Ao partir de um tripé teórico-metodológico constituído nas intersecções da psicossociologia, da narrativa e da hermenêutica, busca-se debater os conceitos norteadores que forneceram os fios teórico-conceituais para a tessitura do desenho de pesquisa que referenciou o trabalho de campo realizado com narrativas de barrageiros. Com a entrevista-narrativa, como técnica para a produção de narrativas, e a psicossociologia em diálogo com fundamentos da hermenêutica, foi possível conferir meios para que houvesse um redimensionamento da relação pesquisador-pesquisado e fundamentos para a transdisciplinaridade – o que permitiu promover tramas coesas para a produção do conhecimento científico acerca do objeto de estudo em cena. Reconhece-se que essa combinação profícua possibilita apreender a existência singular e coletiva do fenômeno, sem dispensar a subjetividade dos sujeitos que vivem essas histórias narradas em uma conjuntura. Contudo, por conter elementos novadios, convida outros pesquisadores a explorar o espectro que esse tripé comporta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).