Jean-Jacques Rousseau e a vida feliz
Palavras-chave:
Ética, Educação, Felicidade.Resumo
Considerando, especialmente, a ideia de que “estar acordo consigo mesmo”, associado ao encontro com o semelhante, constitui um dos aspectos essenciais da vida feliz, o trabalho procura discutir o tema da formação humana vinculada à conquista da felicidade no Emílio ou da educação [1762], de Jean-Jacques Rousseau. Para isso, pretende considerar os elementos críticos da visão de Rousseau a respeito da condição humana na sociedade de seu tempo, por meio da análise dos dois primeiros discursos, a saber, o Discurso sobre as ciências e as artes [1752] e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens [1755], de textos autobiográficos, tais como as Quatro cartas ao Sr. de Malesherbes [1762], e do próprio Emílio ou da Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).