Experiência hermenêutica em Gadamer: da reabilitação dos preconceitos ao conceito de experiência hermenêutica
Palavras-chave:
Hermenêutica, Epistemologia, Gadamer, Preconceito, Experiência.Resumo
Resumo:
Este artigo discute a precompreensão em Gadamer, enquanto questão epistemológica central de uma hermenêutica verdadeiramente histórica e experiencial. Focaliza a crítica de Gadamer à Hermenêutica Filosófica Moderna, em seu caráter teórico e metódico, como contraponto ao seu novo paradigma de verdade, a saber, o da redefinição do conhecimento pela experiência histórica que admite a compreensão pelos preconceitos (positivos) e não somente negativos, a despeito do Iluminismo. Ressalta-se a importância da noção gadameriana de preconceito como elemento conceitual imprescindível para a ressignificação da hermenêutica da experiência (Erfahrung).
Palavras-chave: Hermenêutica, Epistemologia, Gadamer, Preconceito, Experiência.
L'EXPÉRIENCE HERMENEUTIQUE: dès la réhabilitation des pre-juges au concept de l'expérience herméneutique.
Résumé:
Cet essai discute la précompréhension en Gadamer comme question épistémologique centrale d'une herméneutique essencielement historique et expérientielle. Il focalise la critique de Gadamer à l'herméneutique philosophique moderne, en son caractère théorique et méthodique, comme contrepoint à son nouveau paradigme de vérité, à savoir, de la redéfinition de la connaissance par l'expérience historique qui admet la compréhension par des préjugés (positifs) et non seulement négatifs, au contraire de l’Illminisme. Nous soulignons l'importance de la notion gadamerienne de préjugé comme élément conceptuel vital pour la resignification de l'herméneutique de l'expérience(Erfahrung).
Mots clés: Herméneutique, Épistémologie, Gadamer, Préjugé, Expérience.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).